quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Dica de Quinta: Decifrando as Etiquetas das Roupas,

A Dica de Quinta desta semana será para auxilar no momento de conservação das roupas, afinal, não adianta funcionar na proporção se está manchado, descolorido, encolhido...

Para entender o que quer dizer os símbolos das etiquetas, seguem abaixo duas tabelinhas (com metade dos ícones iguais) que consegui para vocês:


Tabela 01
Tabela 02




















































 Espero que possam ajudar!

Ah, mais dicas para lavagens para cada tipo de tecido no Oficina de Estilo aqui.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

IV Colóquio de Moda - O Depois...

Talvez para mim e para minhas amigas, o VI Colóquio de Moda tenha sido mais especial que para a maioria dos ouvintes presentes (que ficaram presos ao valor da inscrição, falta de informação prévia ou deslocamento entre os Campus da Anhembi Morumbi). Para nós, estar em meio aos profissionais que são nossas referências tendo a oportunidade de interagir diretamente com eles e apresentar nossos trabalhos (ouvindo seus conselhos e opiniões), foi simplesmente incrível!

Doris Treptow, Sylvia Demetresco e Kathia Castilho
O Colóquio (como já havia explicado aqui) valoriza a importância do conhecimento acadêmico e buscar refletir e dialogar sobre moda, e seus temas complementares (até fundamentais) como corpo, comportamento, consumo... Em mesas-redondas e Grupos de Trabalhos tivemos a oportunidade de entrar em contato com novos olhares e reflexões, e mais uma vez, sair com a certeza que precisamos pensar e dialogar ainda mais!

Mesa: Moda e Redes Informacionais, Andrea Sltzman e Mesa: Moda e Mercado
Foram ótimas apresentações com grandes profissionais presentes. E uma  das coisas que me agrada  no Cóloquio é a liberdade de transitar e fazer contato direto com esses profissionais que tantos admiramos e usamos como referências em artigo, trabalhos de conclusão de curso...
 
Exposição do Pôster
No pôster "A mudança da silhueta feminina motivada pelo desejo de sedução" refletimos sobre as percepções estéticas sobre o corpo feminino movida pelos jogos de sedução.  

 Para ler na íntegra o trabalho download aqui.


Apresentação do Artigo.
O artigo "Meninas de Classe A: O Estudo de um Grupo como Ferramenta para Concepção de Produtos de Moda", escrito sob a orientação de Danielle Simões, consiste em uma metodologia para conhecimento de público-alvo na qual dividimos em 6 etapas que visam a otimização do processo projectual garantindo redução do tempo de projeto, soluções bem definidas de produção e organização de atividades. 

Ficamos muito felizes com a aceitação super positiva e muito animadas para continuarmos nos dedicando aos estudos e  escrevemos ainda mais!

Para ler na íntegra o trabalho download aqui.

Para saber mais sobre a nossa experiência confira aqui a entrevista feita pelas queridas Márcia e Maiara do Frescura de Moda.

Então, 
até  Maringá em 2011!

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Homens de Segunda: O distanciamento da moda

Para compensar as semana sem Homens de Segunda, o post de hoje ficou gigante! hehehe

Semana passada, estava na Zara com o namorado esperando ele provar umas camisas, quando percebi algo engraçado. (está certo, nem é engraçado, é apenas curioso) 

Nos provadores tinham mais dois homens e TODOS (incluindo meu namorado) saiam do provador para ouvir a opinião feminina que esperava por eles na entrada dos provadores. Sempre com um ar desconfiado até a opinião se fazer presente para depois expressarem o que achavam, se concordavam (na grande maioria das vezes concordavam!) ou não com o que foi dito.
 
Sei que a intimidade com a moda de vocês é recente e está se concretizando (muitos relutam ainda)! Mas algum de vocês poderia me explicar o por que da insegurança e até desconforto ao escolher e provar roupas?

Em encontro com casais amigos, percebi que todos se sentiam desconfortáveis em shoppings, e principalmente em procurar lojas que mais agradassem, e provar roupas então, pior ainda!

Os que compram normalmente vão a uma ou duas lojas (que já receberam indicação) e lá resolvem todos os problemas, principalmente com várias camisas iguais mudando apenas a cor, os outros preferem esperar o aniversário para ganhar de presente e poupar o esforço de escolha!
Levando em consideração que moda é comunicação, como já falamos  aqui, me expliquem o que  vocês querem comunicar com um guarda-roupa cheio de camisetas iguais que mudam apenas de cor? Ou peças que vocês nunca escolheram?

O papel social (fator influenciador nas escolhas de vestuário) de vocês está mudando, com isso, estão aprendendo a ser comunicar por meio do vestuário, fato que as mulheres já aprenderam, principalmente pelas mudanças sociais que viveram no século anterior e fizeram com que precisassem adaptar-se a elas.

Talvez por isso, muitos ainda recorrem ao gosto feminino antes de fazer as próprias escolhas de moda. A grande maioria precisa de um empurrãozinho da namorada, esposa, amiga para começar a interessar -se por vestir-se de forma que expresse personalidade e que adeque-se aos lugares frequentados...

Hoje, nos vestimos de acordo com nosso gosto pessoal (que bom!) e vocês não estão  mais presos aos alfaiates como antes! Vocês têm a chance de escolher e brincar com a moda, pois existem elementos e espaço para isso, basta permitir-se e livrarem-se dos preconceitos!

Conheçam seu corpo, seus gostos, pensem nos lugares que frequentam e expressem-se! Usem a favor de vocês,  até porque idéia de "novo homem" que não mais só trabalha e curte carros, mas que também cozinha, assumem novas tarefas e vivem suas escolhas, permite isso!

Sejam felizes com a moda também! 

Certos post reflexivos e algumas dicas de quinta também são para vocês, ok?! Para relembrar alguns aqui, aqui e aqui.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Uns dias com tantos, outros com tão pouco...

Passam-se dias, semanas, até meses sem eventos de moda em Recife, mas quando aparece um, aparece mais um monte! hehehe

Amanhã, quem não puder ir ao Cosmmopolitan não precisa ficar triste, pois poderá escolher entre mais duas opções, ou as duas! o Fale Moda e o Paris Confidencial:

Pela manhã:

 De tardinha:


Queria poder me dividir e ir para todos, mas não dá...

Quem for, depois conta para nós como foi! :)

Cosmmopolitan 2010


Acontecerá em Recife um evento de moda que vai muito além de roupas, (me anima muito isso!) o Cosmmopolitan, idealizado pelas blogueiras de moda, Karol Nogueira do Apartamento Fashion e Camila Gusmão do Chic é Ser Inteligente.

O Cosmmopolitan é um evento fechado para convidados, que tem com o objetivo proporcionar um olhar múltiplo e simultâneo sobre os segmentos de moda, beleza e fotografia, que serão integrados de diferentes maneiras num mesmo ambiente.

Para saber mais é só acessar o cosmmopolitan.com ou seguir o @cosmmopolitan.

Fiquei muito feliz em ter aberto a caixa de e-mails essa semana e ter encontrado um convite para participar do evento, que eu já queira muuuito ir!

Sei que por se tratar de um evento fechado nem todos que querem poderão participar, então, farei um post pós-evento para vocês ficarem por dentro do que rolou por lá. Infelizmente, não garanto ser postado assim que sair do evento, ok?! Pois ainda estou devendo o do VI Colóquio de Moda! (Desculpem a lentidão, mas as provas da FBV começarão logo logo, aí já viu, né?)

Para quem vai amanhã, até lá! :)

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vintage X Retrô

Você sabe diferenciar o Vintage do Retrô?

Camomille.pl
Muitas pessoas não (e ninguém é obrigado a saber! hehe). Eu era uma delas, me perguntava qual a diferença se é que haveria alguma, pois todos pareciam usar para o mesmo fim. Então, resolvi pesquisar e percebi que é muito fácil confundir já que são próximos, mas há uma leve diferença.

Essa semana me perguntaram o que seria Vintage, então, resolvi dividir com vocês o sentido de cada termo!

Vintage
Usamos Vintage para demominar as peças com mais de 20 anos de idade (sim, a idade é diferenciador aqui!) que é usada ainda hoje em perfeito estado. A original da época. Aquela peça de brechó, da avó, da mãe, da tia, da prima, da família inteira, que foram clássicos do período.

Li que o termo Vintage poderia ser um "afrancesado" de vingt (vinte) + âge (idade), já que as peças precisam ter uma idade mínima de 20 anos. Como também (tem no vídeo!) , é uma palavra que usada para classificar uma boa safra de vinhos, no caso da moda, seriam as grandes criações das décadas anteriores. 
 
Retrô
 Já Retrô viria do latim retro que tem como significado atrás, detrás, para trás. Ou seja, as peças retrôs são aquelas feitas nos dias de hoje com inspiração nas décadas anteriores. Uma releitura da época. São as peças novas com ar antiguinho, é o vestido da vitrina com modelagem de um vestido dos anos 40, 50, 60...

Para complementar vídeo com a explicação feita pela Chiara em matéria para o GNT aqui.
Mais um vídeo, também do GNT, esse com dicas da Julia Petit sobre como usar o retrô de forma atual, aqui.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Para brilhar em sua formatura!

Recebi um pedido de dicas sobre tecidos e vestidos para formatura, no caso para uso da formanda.

No mesmo instante lembrei do Flávinho que arrasa muito em vestidos de festa, principalmente de noivas! (atenção noivinhas de plantão!)

 Flávio Miranda é estilista, tem seu próprio atelier em Recife e ama muito o que faz e o faz bem feito!

Para conhecer melhor seu trabalho confira no flickr e orkut. Quem quiser um contato mais direto é só pedir que disponibilizo os números dos celulares, ok?!

Como confio em seu trabalho e sei que ele já tem muita experiência na área pedi três dicas para as formandas brilharem em seu dia especial!


Dicas Para Formandas:

 1° dica: Lembre-se que você é formanda, e formanda não usa roupas sociais comuns, saia da mesmice de usar vestidos ultra simples que não tenha nenhum toque de glamour ao qual a ocasião pede. Algumas vezes as pessoas optam em usar vestidos mais simples com a idéia de que "o menos é mais" ... Mas ... Sinto muito, na maioria destas vezes o menos é menos meeesmo, é muuuuuito menos, quase nada . Isto não quer dizer que você deve usar vestidos bordados e drapeados dos pés a cabeça, ou que tenham que ser de cores super vibrantes, e ultravolumosos basta você ter bom senso e pensar o seguinte: "no dia em que eu for pra alguma outra festa, vou conseguir usar o mesmo vestido T R A N Q U I L A M E N T E?" Se a resposta for sim, esqueça, este não é o vestido que vc deve vestir e arrasar no dia de baile de sua formatura .

2° dica: Se você gosta de vestidos de cortes simples procure por tecidos que já tenham alguma vantagem sobre os outros como, por exemplo, texturas, e talvez até fiações metalizadas. Existem já no mercado o tecido de linho, fibra natural assossiado com fiação metalizada que acaba dando um brilho diferente, sem contar com os brocados monocromáticos, que sendo assim, até os pretos ficam chiquerrérrimos .

3° dica:
Os acessórios têm que estar harmônicos com o vestido, sendo assim, os volumes devem ser equilibrados, então cuidado com os brincos mais largos e compridos se o vestido tiver volumes na parte de cima subido para os ombros. Quanto às cores deles seja OUSADA!

Espero que as dicas do Flávinho possam ter ajudo a Thaís e outras formandas!
Qualquer dúvida ou sugestão é só entrar em contato por e-mail ou comentários!

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Dicas de Quinta: Cores Claras

Depois da semana ausentes, estou de volta ao blog e  de volta com as Dicas de Quinta, em plena sexta, hoje sobre Cores Claras:

Imagens Chata de Galocha

Começaremos com a idéia que composições em tons claros e neutros podem render lindas combinações! Mas devemos atentar que tons claros chamam atenção e ampliam a região em que está sendo usado, os brilhosos mais ainda, ou seja, reserve essas cores para os locais que você quer ressaltar! Ampliar e fazer ver!

Algumas famosas

Quem quer disfarçar as gordurinhas indesejadas deve evitar tons muito claros em vestidos e blusa (os pastéis da moda podem ser usados em acessórios, as bolsas são uma boa pedida!).
Acessórios
Quem quer dar a sensação de seios maiores, além de brincar com decotes equilibrados e sobreposições, pode usar tons mais iluminados e mais cores, pois além da sensação de amplitude chamará atenção para o local!

Alongadoras
Se quiser parecer mais magra e alta, opte por uma cor só, ou tom sobre tom, na roupa. Os looks monocromáticos não dividem a  silhueta, ou seja, ela adquire mais continuidade fica mais alongada! Para não ficar sem graça ou sério demais  invista em acessórios coloridos.

A dica principal é, deixe sempre pontos de luz (cor) mais perto do rosto, pois iluminará e chamará atenção para o que de fato importa: VOCÊ!

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ausência justificada...

O Note de Mode passará uma semana sem postagens devido ao Colóquio de Moda que irei participar como disse aqui.

Espero voltar na quinta que vem com a continuação das Dicas de Quinta Cores.


Desejem sorte!

até breve...
Tarlis Belém

Dica de Quinta: Cores Escuras

Aquela coisinha que todo mundo já ouviu falar que preto "emagrece", será verdade ou mito?!

Não basta ser apenas preto...

Preto dá sim sensação de que é mais magra! Mas lembre-se que preto em tecido com brilho ou  modelo com muito volume não adiantará nada, como na foto acima! Já falamos sobre os tecidos aqui.

Os tons escuros disfarçam o volume, dão a sensação de que é mais estreito, menor, consequentemente mais magro. Tudo que tem volume demais e queremos de menos, devemos investir nessa dica aqui! Mas é sempre bom lembrar que tom escuro não se resume a preto, ok? Lembre-se do azul marinho, verde musgo, cinza chumbo, vinho, roxo, e por aí vai...

Jeans escuros e mais básicos afinam
 Quando aproximado de uma cor vibrante o escuro tende a sumir ainda mais, ou seja, o que se quer disfarçar coloca-se peças escuras e o que se quer valorizar peças clara e/ou vibrantes.
Então, se a idéia é disfarçar o quadril, invista em jeans sem as lavagens desgastadas, prefira os escuros e mais básicos, saias e calças de tecido seguem a mesma linha. (Se você quiser usar jeans e tal, pode, mas  equilibre com um blazer boyfriend escuro que passe do quadril, pois ele é quem se encarregará de disfarçá-lo!) Valorize as cores no busto, em acessórios próximos ao rosto.
Evitar se o objetivo for afinar (ou pelo menos equilibrar!)
Atenção, não é porque você quer disfarçar tudo que vai sair por aí de preto, chumbo e azul marinho,  né?  Lembre-se que cores escuras passam seriedade e frieza, se não for assim que você esteja  se sentindo, não deixe de acrescentar cores (mesmo que sejam neutras e tom sobre tom), pois além de animar dão um certo charme a qualquer composição!

Imagem do Oficina de Estilo



A Dica de Quinta Cores será dividida em duas partes. para não ficar cansativo.
Semana que vem Dica de Quinta Cores Claras.

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Dica de Filme: Coco Chanel & Igor Stravinsky

Indicação de Leitura dessa vez será do Blog da Helô Gomes, o Sanduiche de Algodão, sobre o filme Coco Chanel & Igor Stravinsky.

    
A Helô (oi, você de novo por aqui! hehe)  fez ótimos comentários (sem spoiler! o que é importante) sobre o filme  que é uma adaptação do romance “Coco et Igor", que estreou mês  passado nos cinemas de Brasil.

Cena do filme.
O que difere esse dos outros filmes sobre Coco Chanel (Coco avant Chanel e a série que passou no canal GNT), não é apenas a época e o romance vivido pelos dois, e sim, como Karl conta essa história. Sim, Karl Lagerfeld faz a co-produção do filme que é dirigido por Jan Kounen.

Tive a sorte de assistir ano passado no Festival Valirux de Cinema que teve na Fundação Joaquim Nabuco, em Recife. E concordo com a Helô quando ela diz que achou o "longa uma tremenda poesia fashion".
Quem tiver a opoturnidade de assití-lo, não perca, é muito mais que um filme de sobre moda.

Boa pedida para o feriado!

Para conferir o trailer do filme, aqui.

Para ler na íntegra o post da Helô no Sanduiche de Algodão, aqui.

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Dica de Quinta

Desculpem, mas Dica de Quinta desta semana não será sobre moda, e sim, uma dica para a vida que nós  já sabemos, mas que as vezes esquecemos...

"... Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos..." William Shakespeare.


Que bom que não esqueci.

Fica em paz, vovó... Nós seguiremos te amando, sempre!

Mais uma homenagem  aqui, feita por Adílio.