segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Moda ConTúdo

No sábado, 27 de novembro, aconteceu na Faculdade Boa Viagem o evento Moda ConTúdo. Uma ótima iniciativa realizada pelos alunos da Disciplina Organização de Eventos de Moda, ministrada pela Professora Cláudia Campos! (Sabia que foi nessa disciplina que o Shopping Day teve seu início?)


Acho muito importante estudar, refletir e dialogar sobre moda (já disse isso aqui incansáveis vezes, né?), por isso valorizo cada iniciativa nesse sentido, e este evento, que tinha como proposta um evento de Moda além de das roupas, atendeu (e muito!) minhas expectativas! 

Só fiquei triste por não poder participar da primeira parte do evento, tive aula pela manhã, mas fiquei feliz por chegar a tempo de assistir aos dois debates e ter muitas conversas no corredor!

Para debater sobre Jornalismo e Mídias Sociais tivemos uma mesa composta por Dani Ferreira do Studio Folks, o jornalista e professor Dario Brito, a blogueira Camila Coutinho e mediada pela professora Patrícia Lemos.

Jornalismo e Mídias Sociais
Neste momento foi debatida a nova configuração da mídia, a Web 2.0 e entre os assuntos o maior foco ficou nos blogs, que para a Camila, funcionam como um filtro de estilo já os assuntos são abordados com as lentes de quem escreve naquele espaço e o leitor escolhe por qual lente quer ter contato com o assunto.

Para o Dario há uma “seleção natural” também neste meio, pois só permanecerão os blogs que possuem uma preocupação maior de qualidade, conteúdo e os filtros mais atraentes para os leitores. Sobre isso, foi discutida a questão da qualidade desses “filtros”, visto que, cada um é responsável pelos filtros que criam, precisamos aprender a filtrar em um mundo é bombardeado de informações por todas as partes, cada a cada um fazê-los com qualidade ou não.

Para quem quer saber mais, coloco aqui as sugestões de leituras do Dario, Cultura da Convergência, por Henry Jenkis e O culto do Amador, por Andrew Keen.

O segundo debate que assisti foi sobre Produção de Moda, a mesa foi composta pelo coreógrafo de cena Romildo Alves e o maquiador Douglas Guerra sendo mediada pelo professor Antonio Domingos.

Produção de Moda
Neste momento conversaram sobre o glamour da moda, que só existe para quem assiste e não para quem trabalha e faz o momento acontecer! 

Ressaltaram o trabalho em equipe, como fator chave! E por mais que esse assunto seja discutido, as pessoas ainda têm muita dificuldade em conseguir executá-lo.

As dicas deles que seguem para os outros campos da moda, e porque não da vida:

- Buscar e desenvolver um estilo
- Associar a uma referência, mas saber desgarrar dela quando for preciso;
- Tudo na vida é soma;
- Trabalhar a identidade;
- Capacitação gera valor agregado;
- Organização!!!

Homenagem às professoras Cláudia Campos e Patrícia Lemos
Parabéns aos alunos que estiveram envolvidos nesse evento, aos palestrantes por dividir suas experiências e conteúdo de qualidade, as professoras Cláudia Campos e Patrícia Lemos por incentivar, estimular e tornar isso possível!

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Moda Recife 2010

Começa hoje o Moda Recife 2010!


Divulgação
Gostaria de avisar que com o cancelamento por parte da organização (de última hora diga-se de passagem) dos acordos firmados com algumas instituições de ensino, o desfile Noivas em Fuga, das concluintes do Curso de Design de Moda da Faculdade Senac Pernambuco, que aconteceria hoje no evento, foi cancelado pelo diretor da Casa de Produção.

É uma pena, pois conheço professoras envolvidas neste projeto e sei da dedicação e capricho destinados a ele, tanto delas quanto dos alunos, com muito orgulho elas diziam que estava tudo muito belo!  Espero que consigam reverter esta situação sem maiores prejuízos!

Vamos aguardar nova data e local para prestigiá-los!

Para lembrar o que já falamos sobre os detalhes do Moda Recife 2010 aqui, para relembrar confiram as atrações e o line-up!

Quem vai?

Até lá! :)

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Moda ConTúdo

O evento Moda ConTúdo, já comentado aqui, acontecerá esse sábado, dia 27, na Faculdade Boa Viagem!

Vocês já se inscreveram?

As incrições já estão sendo realizadas pelo e-mail modacontudo@gmail.com ou com as meninas do Frescura de Moda que estão cursando a disciplina, ou ainda na própria faculdade diretamente com qualquer  aluno de Organização de Eventos de Moda!

Mais informações sobre as palestras e oficinas:


Quem vai?

Até lá! :)

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Acessórios Maria Ribeiro


Vocês já conhecem os acessórios feitos pela Maria Ribeiro?! Eles já apareceram aqui! 

Hoje dividirei com vocês a história dessa marca que admiro muito, não apenas a estética de suas peças, mas também a versatilidade que elas possuem e a preocupação com o material usado, que dão aos acessórios algo a mais!
Adorno de cabelo que pode ser colar ou pulseira!
Em entrevista, a Maria contou que desde 2007 trabalha com acessórios e sempre gostou de trabalhos manuais. Ressaltou que sua mãe sempre foi muito talentosa e juntas são do tipo “guarda treco” guardando todos os materiais interessantes para reaproveitar depois. Mas esse não foi seu primeiro contato com a moda, na verdade começou há 10 anos, quando, juntamente com seus irmãos, revendiam camisas masculinas.

Cursando administração ela se encantou com empreendedorismo, daí então, com o foco no setor masculino deu início aos estudos em moda, mas tudo mudou (sorte das mulheres!)... No começo fazia peças para uso próprio e presentear, a aceitação foi tão grande que as pessoas começaram a querer comprar. Preocupada que só ela, queria primeiro aprimorar o acabamentos e detalhes, quando um amigo pegou os colares dela dizendo que sairia para vender, e de fato, vendeu tudo! 

Cartão de Visita
Tinha inicio sua marca de acessório, mas quem pensa que pára por aí, está enganado! Preocupada e fiel aos princípios eco-sociais, começou a pensar em como as peças poderiam ser pautadas nesses valores, desde o reaproveitamento de materiais, como tornar versátil o uso dos produtos. Aliando a isso, pensou em uma embalagem que pudesse ser reaproveitada pelo consumidor, bem como, os cartões de visitas são feitos de papel reciclado e distribuídos apenas para quem tem interesse! Ela é um  ótimo exemplo de  pessoas que se preocupam e fazem uma moda sustentável  (já foi comentado aqui).

Com influências que vem da natureza, etnias, cotidiano urbano e artes plásticas em geral, a Maria, trabalha com um mix  de produtos  como colares, cintos, pulseiras, anéis, broches, flores, tiaras e adornos multifuncionais todos feitos de fios, arame, borracha, malha, tecido e cordas.
Stand no Sábados na Moda da FBV
Hoje a equipe é formada por Maria – Criação, produção, acabamento, administração, compras e vendas; Vilma – Criação e produção; Sônia e Bia – Produção e Priscila – Fotografia e arte visual.

 “Trabalhamos focadas no cliente, escutamos muito as suas considerações e necessidades para depois construirmos as peças. Queremos satisfazer o máximo que podemos, para tanto oferecemos também serviços de remodelação e assistência técnica. Para que a peça não se torne obsoleta para ninguém” Maria.

* Noivinhas! A Maria também faz adornos para este dia! 

* Faculdades e Cursos de Moda! Ela também ministra oficinas e tem muito conteúdo para dividir em visitas!

A Maria é assim tão versátil e surpreendente quanto os acessórios que cria! 

Parabéns pelo lindo trabalho, Maria e equipe!

Para conhecer mais da Acessórios Maria Ribeiro acessem o blog,  twitter e o flickr para se encantar com suas peças!

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Homens de Segunda e seu lenço

Lendo o Portal da Revista cearense inVoga, ela já apareceu aqui, dei de cara com um artigo que achei interessante pesquisar mais para compartilhar com vocês;

A volta dos lenços masculinos!

Não estamos falando dos lenços amarrados no pescoço à lá Jaques Leclair (mas também poderia ser!), e sim dos lenços de bolso.

Lenço acrescentando charme.

O lenço que antigamente era usado para limpar o nariz, hoje perdeu essa função e tornou-se acessório do guarda-roupa masculino em suas diferentes cores e dobraduras.

Completam o visual de bom moço, sendo sinônimo de estilo, acho também, que dão charme e personalidade, principalmente para pessoas que tem o terno como traje da profissão e não acham muitas saídas para sair do padrão.

No portal, eles ressaltaram, que o grande truque para essa estação é usá-los dobrados no bolso do terno e dizem o que responsável pela volta deles é o seriado Mad Men

Para mim, quem mais representa essa “moda” é o jornalista Alexandre Garcia, sempre formando um conjunto harmônico com o terno, gravata, camisa e lenço em cada aparição nos telejornais.

Lenço no tom predominante da gravata

Lenço em um dos tons da gravata


Seguindo o exemplo de Alexandre, percebemos que os lenços podem ser de seda ou de linho. A cor deve ser pensada para realçar o conjunto, ou seja, ele não deve ser igual à gravata, mas sim, se relacionar de alguma forma, com alguma das cores, buscando o máximo de harmonia. 

Dicas de como dobrar os lenços de bolso:
Portal inVoga

Marha Stewart

E vocês, o que acham dos lenços de bolso?

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Moda Recife 2010 - Line-up

Moda Recife, já falamos aqui, é um evento diferente dos clássicos desfiles internacionais e outros eventos do país, pois é aberto ao público que desejar ver moda e conceito de perto. Ou seja, não é necessário convite ou inscrição prévia!


Cartaz Moda Recife 2010
Este ano, prezando ainda mais pelo conteúdo, o Moda Recife terá em sua programação a exposição Expressões e palestras com Chiara Gadaleta no primeiro dia e Marília Carneiro no segundo dia.

Será apresentado vídeo explicativo sobre cada coleção a ser desfilada, o que facilitará e aproximará o público do processo de criação das marcasPara aproximar ainda mais o público, o palco será mais baixo e  terá telão com o desfile em tempo real para ninguém  perder nenhum detalhe dos desfiles.

Em Expressões as designers Thiana Santos, Kátia Costa Pinto e Patrícia Moura apresentam expressões de sustentabilidade em peças fantásticas e estará localizada no hall do Shopping Paço Alfândega, onde também estarão localizados lounges de patrocinadores e vips.

Confiram agora o Line-up oficial de desfiles
1º dia

Blash
Club Noir
Bicho Radical
Rota do Mar
Yanomami
Sport Company
Metaurus
Iska Viva
Maria Pijama
Macárius

2º dia

Grendha
Manoel Ozi
Rush
Handara
Tribos
Anunciada
Corpo Seguro
Esplanada
Sá.Maria
Romildo Nascimento
Walério Araújo

Quando? Dias 25 e 26 de novembro de 2010, das 17h às 20h.
Onde? Na Rua da Alfândega (em frente ao Shopping Paço Alfândega).

Mais Informações no Portal Leia Moda e Moda Recife (fontes)


quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Parceria que está dando o que falar...

Catálogo da Coleção
A Riachuelo, fast-fashion brasileira, é responsável pela pesquisa, desenvolvimento, fabricação e distribuição de seus produtos por todo o Brasil, desenvolvendo assim, um modelo inovador de négocio. 

Foi com essa inovação e dedicação que firmou uma parceria com o Diretor de criação e estilo, Oskar Metsavaht, para o desenvolvimento de uma coleção exclusiva  para a marca. A coleção Rio de Janeiro, traduz o olhar de Oskar sobre a cidade maravilhosa.

Coleção Rio de Janeiro
Para ele, moda é pensar e envolver-se com todo o processo de criação da coleção e construção de imagem, valendo-se das mais variadas linguagens  para traduzir o conceito para o mercado. Por isso, participou ativamente de todas as etapas: coleção, catálogo e filme, transformando o envolvimento entre designer e a indústria do fast fashion, que isso sirva de exemplo para mais empresas e designers por aí!

Coleção Rio de Janeiro
 As modelagens são amplas e confortáveis em peças de algodão, voil, tule e jeans stonado, combinando com o clima local! Os tons são neutros, azuis, verdes, metalizados, branco e preto. 

A coleção Rio de Janeiro é limitada e já está disponível desde de 16 de novembro nas lojas Riachuelo de todo o Brasil, composta por 100 itens, entre feminino, masculino, acessórios, moda praia.

Confira o catálogo on-line  da coleção.


Estou muito curiosa para conferir de perto coleção, mas ainda não deu tempo, viva os vários trabalhos da faculdade. E vocês, já conferiram? Está mesmo incrível como parece?

Fonte Imagens e Conteúdo: Riachuelo.com

Atualizando: Confira aqui a entrevista de Oskar Metsavaht para o Glamurama - em que ele fala sobre o lançamento e a coleção. :)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Os 10 Mandamentos da Moda de Anna Dello Russo

Anna Dello Russo, Diretora de Moda e Consultora Criativa da Vogue Japão (talvez venha daí a inspiração para ousar mais combinações que suas companheiras da Vogue), é a queridinha dos blogs de Street Style (vide Jak & Jil e Sartorialist).

Imagem Fashion Foie Gras

Italiana, "maníaca da moda” (como Helmut Newton a chamou) e colecionadora de roupas, mas sendo verdadeiramente obcecada por sapatos (4 mil pares!) e jóias, possuindo um apartamento só para abrigá-los! 

Equilibrada em saltos altíssimos, ela lista seus 10 mandamentos da moda:

1. A moda é uma MUSA, você deve seduzi-la

2. Leve sua MUSA pra dançar, a moda ama música

3. MODA é feita da mesma coisa que SONHOS são feitos...

4. Quando você não está afim de se vestir significa que você está deprimida. Você precisa de um BANHO DE MODA

5. Se você gosta de se sentir confortável, você nunca terá um LOOK. Moda é DESCONFORTÁVEL

6. Não abuse muito do vintage. Moda é AQUI e AGORA

7. Então, entre MODA e ESTILO? Absolutamente MODA... É menos pretensioso, é autêntico. MODA é a declaração de liberdade pessoal

8. Por que nada tem tanto sucesso quanto o excesso!

9. NÃO importa qual o tamanho do seu corpo! MODA beneficia todas as silhuetas

10. FABULOSA em qualquer IDADE. Moda te faz BEM


Alguém aí concorda?!

Se quiserem conferir mais looks da Anna, acessem Fashion Foie Gras.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Moda ConTúdo

Um evento de moda além das roupas...

Pessoal, acontecerá no dia 27 de novembro o evento Moda ConTúdo, um evento de Moda além das roupas, organizado pelos alunos da Disciplina Organização de Eventos de Moda da Faculdade Boa Viagem, ministrada pela Professora Cláudia Campos!

Release do evento:

Território demarcado pela grande efervescência cultural e potencial criativo, Pernambuco é um dos Estados que vem ganhando notoriedade no panorama nacional quando o assunto é Design. E no leque das diversas habilitações na área, a Moda cresce e se destaca com força total, ocupando espaços e dialogando com diversos campos da Comunicação. Com o intuito de fomentar o cenário da Moda em Pernambuco, O Moda ConTúdo pretende explorar essas novas conexões, guiando profissionais e incentivando-os a trilharem os novos rumos apontados pelo crescente posicionamento do mercado.O evento pretende estimular a busca por conhecimento, e contará com um circuito de atividades compostas por palestras e oficinas, onde será possível observar e articular conexões existentes entre jornalismo, fotografia, ilustração, games e moda, proporcionando ao público uma experiência única e transformadora. Como resultado, uma nova visão do mundo fashion, onde os atores interagem com os principais agentes do mercado pernambucano.


PROGRAMAÇÃO:

27/11/10 - SÁBADO

Manhã (9 às 13h):
9h às 13h – Oficina de Ilustração – Max Motta – Local: Sala 1
9h às 13h – Oficina de Maquiagem –Otávio Keven – Sala 2
9.30h às 11h – Palestra: Mercado de Moda – Fred Maia (SINDIVEST) – Local: Sala 3
11.30h às 13h – Palestra: Games – Mário Júnior e George Brayner – Local: Sala 4

Tarde (14h às 17.30h):
14h às 17h – Oficina de Ilustração (cont.)– Max Motta – Local: Sala 1
14h às 15.30h – Palestra: Figurino – Andréa Monteiro – Local: Sala 3
14h às 15.30h – Debate: Jornalismo x Mídias Sociais – Camila Coutinho, Danielle Ferreira, Dário Brito e Profª Patrícia Lemos 

Quando? 27 de novembro - manhã e tarde.
Onde? Campus I - Rua Jean Émile Favre, 422 - Imbiribeira - Recife/PE.
Mais informações: eventomodacontudo@gmail.com

Quem vai? :)

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

A roupa da Presidenta

Enquanto eu estudava identidade e imagem pessoal, a lembrança de Dilma Rousseff não saia da minha cabeça, afinal, foi grande a mudança visual pensada e realizada desde 2008, para iniciar a campanha que a elegeu a primeira presidenta do Brasil.

Imagem Coluna Época
A aparência séria e brava foi deixada de lado, a intenção era torná-la mais elegante e simpática, para isso foram feitas cirurgias plásticas e tratamentos estéticos, aliado a uma equipe de peso que tinha como missão compor o resto do visual, entre eles o estilista Alexandre Herchcovitch  e o cabeleleiro Celso Kamura, o responsável pelo cabelo e o novo estilo de maquiagem.

O corte chamado “new generation” foi inspirado em Carolina Herrera, trazendo um pouco da elegância da estilista venezuelana para Dilma. O corte levantou a expressão e era prático para que ela pudesse arrumar em qualquer lugar. As sobrancelhas foram suavizadas, deixando o semblante mais sereno e menos bravo, já a  maquiagem tornou-se mais leve e corretiva.

O trabalho de Herchcovitch seria aperfeiçoar o estilo de Dilma, acrescentando mais elegância e peças clássicas, para isso mesclaria as peças que ela já possuía com peças desenhadas por ele (claro, né?) com outras de marcas brasileiras (será que ele se inspirou na Carla Bruni que só usa marcas francesas e resolveu fazer o mesmo com a nossa presidenta?). Porém, a consultoria não foi efetivada, alguns dizem que por incompatibilidade estética e outros de agenda.

A imagem pessoal, sua aparência, é responsável por 55% da primeira impressão que as pessoas têm de você, 38% em seu tom de voz e apenas 7% no que você diz, sendo assim, vocês acham  que essas mudanças no visual de Dilma contribuíram para sua vitória nas eleições?!

Até assumir a presidência podemos esperar por mais mudanças, o que vocês acham que  ela mudará? Celso pretende deixar os cabelos da presidenta brancos como o de Meryl Streep em O Diabo Veste Prada, para reforçar ainda mais a elegância e a credibilidade. Será que funcionará?

Para relembrar as propostas dela para o circuito da moda no Brasil leia aqui.

domingo, 14 de novembro de 2010

Valentinas

Para quem está em Maceió, fica a dica da Rayssa Brêda, aluna da Faculdade Boa Viagem:


Rayssa Brênda, que está à frente da marca Dona Cocota, preparou para o verão 2011 uma coleção leve como a brisa de uma tarde amena, mas ousada como o verão deve ser!

Confira um pouco da coleção "Um dia de Verão" que vocês encontrarão no evento:

Um dia de Verão - Dona Cocota

Um dia de Verão - Dona Cocota

Um dia de Verão - Dona Cocota


VALENTINAS 2010
Quando? 17 de novembro (quarta) às 20 horas.
Onde?  LOOP

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Sumiço...


Peço desculpas pelo blog parado essa semana, mas tive um probleminha operacional!

Quem me segue no Twitter já está sabendo o que aconteceu, meu laptop quebrou, mas já está sendo resolvido!

Este final de semana terá post novo e após o feriado voltará tudo ao normal no Note de Mode, ok?!

Aguardem! :)

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Moda Sustentável

Ao pensar em uma Moda consciente e sustentável muitas vezes lembramos dos hippies ou de artesanatos, mas na verdade não é bem assim, a Moda Sustentável vem atendendo às tendências do mercado consumidor, é pensada e executada por meio do design e da tecnologia, aliada a uma moda ética, preocupada com o consumo consciente, comércio justo, reciclagem e desenvolvimento sustentável.

Desfile Simone Nunes
Muitos fabricantes de roupas estão buscando se diferenciar, por meio, do uso materiais ecológicos e maneiras sustentáveis de produzi-los, bem como a estrutura das lojas, isso acontece porque o público está mais exigente quanto à procedência dos produtos, sua durabilidade e versatilidade.

As peças geralmente são feitas de materiais reciclados, tecidos orgânicos, couros alternativos e novas fibras naturais.
Plantação de Algodão
As fibras naturais de origem vegetal são cultivadas sem o uso de agrotóxicos e pesticidas, são matérias-primas renováveis e costumam ser mais agradáveis ao toque e absorvem melhor a umidade do corpo. O cultivo de algodão pelo sistema convencional consome um quarto do inseticida produzido no mundo (absurdo, hein?). Na versão orgânica, alguns agricultores usam água reciclada nas plantações para diminuir ainda mais o impacto ambiental.

Há também o algodão que já nasce colorido, nos tons marrom, vermelho e verde uma alternativa aos estragos causados pelo tingimento químico, foi desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) há seis anos através do melhoramento genético da planta, a nova espécie (que só cresce na Paraíba) é produzida por cooperativas que valorizam a agricultura familiar e o artesanato local.

As roupas também são produzidas com material reciclável, no Brasil as garrafas PET são transformadas em tecido, já o pneu torna-se solado de sapato. Nas bijuterias o campo é mais amplo,  usam-se fios reaproveitados, madeira de reflorestamento, tecidos rústicos, sementes, etc.

Grupo Esthetica
Em Paris, há uma semana  de moda exclusiva para marcas adeptas do comércio ético (todas as etapas de confecção priorizam a redução do impacto ambiental, promovem a atividade de artesãos e pequenas comunidades e valorizam os funcionários). Na semana de moda de Londres, há o Esthetica, um espaço só para marcas ecológicas.

No Brasil, pequenas marcas como a carioca Amazon Life, que vende bolsas e sapatos feitos de couro vegetal, ou seja, um couro criado com o látex extraído de seringueiras por cooperativas no Acre. Outro exemplo é a marca Goóc, que usa a borracha reciclada de pneus no solado dos seus calçados. No uso do algodão orgânico estão as marcas cariocas Redley e Cantão, que já desfilaram na semana de moda do Rio roupas com o selo orgânico.

Para ler mais sobre o assunto na Vida Simples : aqui e no blog da Chiara Gadaleta Ser Sustentável com Estilo.

Esse post veio só para pensarmos mais um pouco neste assunto que rende muitas reflexões e discussões, o que vocês acham de levantá-las aqui? Vamos abordá-lo mais vezes?!

domingo, 7 de novembro de 2010

Shopping Day

Hoje aconteceu em Recife o primeiro dia da quinta edição do Shopping Day, e como vocês já devem imaginar, foi realmente um sucesso! Pessoas atraídas pelos descontos de até 80% formaram uma fila de dobrar o quarteirão com 1h antes do evento começar! 

Entrada
O espaço estava lotado, fila para entrar, fila em cada stand, consequência: pessoas felizes cheias de sacolas! E outras nem tanto porque não conseguiram tudo que queria!

Mas quem não conseguiu ir hoje ou chegou tarde e não comprou o quanto queria, terá a chance de ir amanhã, pois as marcas irão repor os estoques e com certeza o dia será mais tranquilo para comprar, sentar e lanchar cupcakes e visitar o Lounge Faculdade Boa Viagem!

Confira o convite da Camila Coutinho para vocês:


Faculdade Boa Viagem teve uma participação importante e muito ativa! O Lounge estava super movimentado e as customizações (que comentei aqui) não pararam um instante!

Lounge FBV - antes de abrir os portões
Depois da abertura dos portões

Parte da equipe FBV
 Confira abaixo alguns dos ótimos resultados:

Customizando
Peça para customização
Peça para customização

Peças prontas e meninas satisfeitas!

Jaqueta para customização

Colete customizado
O lounge contou com várias visitas, como:

Ander e Camila com as Ecobags FBV

Ex-alunas FBV

 
Eu, Isis Chidid e Patrícia Lemos


A blogueira Amanda do Flores, Amores e blá
Bruno Calaça
Os meninos da Revista cearense inVoga (muito bem produzida por sinal!), deixaram um recadinho para vocês:




Amanhã terá mais!

Atenção: no Lounge FBV acontecerão oficinas de customização com as professoras da faculdade! Não percam!

sábado, 6 de novembro de 2010

Customização no Shopping Day

Shopping Day

A maioria de vocês já deve estar sabendo que esse final de semana em Recife acontecerá o Shopping Day, evento realizados pela equipe do blog Garotas Estúpidas e patrocinado pela Faculdade Boa Viagem.

A FBV estará com um lounge especial onde serão realizadas customizações das peças levadas para o evento! Ou seja, além de fazer novas compras, você poderá renovar o que já tem!

Então, se você for ao evento não deixe de conferir o espaço da FBV e levar camisetas, jeans e afins para customizar!

As customizações serão realizadas pelas alunas do curso de Design de Moda, eu farei  parte desta equipe no domingo!

Mais informações no @ , @  e @tarlis.

Quando? 07 e 08 de novembro de 2010. [domingo das 14h às 20h, segunda das 11h às 20h]
Onde? Blue Angel - Rua Benfica, 251.
Ingressos? R$ 10,00 [antecipados na Santa Lolla - Shoppings Recife, Plaza e Tacaruna e Zahil] e Ingresso solidário R$ 5,00 + peça de roupa para doação [este será vendido apenas no dia do evento].
O que fazer para ter a roupa customizada? Apenas levar as peças que deseja customizar para o Lounge FBV.

Até lá! :)

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Inauguração da Modateca Marcílio Campos

É com muito prazer que, juntamente com todo o Curso de Design de Moda da Faculdade Boa Viagem, convido vocês para a inauguração da Modateca Marcílio Campos que acontecerá hoje, dia 05/11/10, no Campus II da FBV.

Convite
Modateca é uma biblioteca de moda composta por peças de roupa e artigos de moda e faz parte da estrutura acadêmica das instituições de ensino de moda e funciona como mais um laboratório para que os alunos possam fazer pesquisas e ter ao alcance o que é estudado em disciplinas como História da Moda.

O projeto de montar uma modateca na FBV teve origem quando Flávia Zimmerle, então coordenadora do curso de Design de Moda, foi procurada por Silvio Nogueira, cabeleleiro amigo de Marcílio Campos*, pois ele possuía além um acervo de croquis e peças idealizadas pelo estilista,  ele contava com o contato de senhoras que ainda tinham as peças da época e poderiam doá-las ao acervo da faculdade.

Então, começou o processo burocrático de coleta e registro das doações, catalogação do material e idealização do espaço, para ser a primeira (e até então única) modateca com um acervo imenso de um mesmo artista no país, pois as outras possuem acervo de estilistas diversificados.

A idéia é que a Modateca Marcílio Campos seja um ambiente de estudo e fonte de pesquisa, ou seja, as visitas poderão ser agendadas e guiadas por professores da área existindo sempre cuidado maior para a conservação das peças, conservação também, da História da Moda Pernambucana.
Para a coordenadora do curso de Design de Moda da FBV, Isis Chidid, a modateca é mais que um acervo de roupas, é também, História e Cultura;

"Acho super importante (a existência da Modateca), primeiro porque é um acervo que está contando uma história, uma questão cultural, histórica que está ali. Então escutar a professora de História dizendo "Na década de 60 a roupa era assim" e você olhar a roupa como ela era mesmo” 

De fato, é muito importante e estimulante ter um acervo tão valioso alí pertinho! Pronto para ser admirado e estudado!

A programação do evento contará com um coquetel de abertura oficial, às 19h, onde os convidados poderão interagir e conhecer o espaço; em seguida haverá um desfile das roupas idealizadas pelos alunos da instituição para a FENEART 2010, às 19h30, que teve com mote quadrilha, e exposição da produção de moda realizada pelos professores e alunos em forma de editorial. Por fim, às 20h, haverá uma palestra com a Professora Maria Celeste Sanches - Especialista em Moda  e Mestre em Desenho Industrial com título da dissertação: Diretrizes Metodológicas para o Desenvolvimento de Produtos de Moda no Âmbito Acadêmico.

Todos convidados!
Quando? Sexta, 05/11/10 .
Onde? Campus II da FBV - Rua da Alfandega, 35 - Recife Antigo, às 19h.
Mais informações: 3087-4444.

* Sobre Marcílio Campos
Ele começou sua carreira como desenhista e costureiro para clientes de lojas de tecido do Recife. Em 1959 estagiou na Maison Dior, em Paris, e ganhou o prêmio Agulha de Ouro na categoria Revelação. Ao retornar para Recife montou seu próprio atelier onde foram produzidas elegantes peças de estilo clássico que logo passaram a fazer sucesso, Marcílio vestiu e encantou não só senhoras do Recife nas décadas seguintes, mas também as ex-primeiras damas do Brasil, Marly Sarney, e dos Estados Unidos, Nancy Reagan.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dica de Quinta: Tingindo em Casa

A Dica de Quinta desta semana é para quem quer tingir de roupas em casa mesmo, mas não sabe por onde começar! Tive essa idéia inspirada na disciplina que curso às quintas, Padronagem e Estampa na  FBV.

Período 4, Turma B
Tingir é uma alternativa barata de diversificar e brincar com as peças que estão sem uso, e é ainda, uma forma de driblar as limitações do guarda-roupa com criatividade como já falamos aqui.
 
Primeiro passo é curtir o momento e se divertir! Não dá para ter certeza absoluta da cor que a peça ficará porque alguns fatores são determinantes como tipo do tecido, cor e a tinta usada. 

É muito importante saber qual tecido será tingindo (na dúvida de qual tecido é sua peça cheque a etiqueta como ensinado aqui), pois isso influenciará no tipo de tinta a ser usada. Os melhores tecidos para tingir são os 100% algodão, já os tecidos mistos podem reagir bem ou não ao tingimento (momento surpresa!), com os tecidos sintéticos o risco é muito grande, as chances de dar errado são maiores!

Quanto à cor do tecido, o branco e os tons mais claros conseguem alcançar com maior facilidade a cor do corante. E quanto mais escura a cor do corante escolhido, mais chances de sucesso no tingimento. Resumindo, blusa de algodão branca com corante preto é mais garantido de dar certo!
 
Para tingir os coloridos, a cor escolhida deverá ser mais escura que a original, mas lembre-se o resultado será a soma da cor do tecido com a do corante! 

Se seu desejo é transformar um estampado em liso, desista! Pois só receberá o corante a parte do tecido que não tem estampa, já que no método de aplicação da estampa ele "impermeabilizou" o tecido. As linhas das costuras são muito difíceis de tingir, pois a maioria é feita de poliéster.

Antes de começar o tingimento mesmo, é importante lavar bem o tecido, retirar botões, fivelas ou qualquer outro acessório preso à  roupa. Não deixe de ler atentamente as instruções da embalagem, pois cada fabricante tem uma proporção de água e tempo de fervura diferente.

Testando em casa
Primeiro ferva bem a água e dilua o corante (normalmente Guarany, mas pode ser outro) mexendo com um bastão (atenção à proporção tanto de água quanto de corante); quando o corante estiver completamente diluído coloque a peça na panela até que fique submersa com folga de água, deixe na fervura até o tempo indicado pelo fabricante; então, acrescente o fixador a água. Por fim, enxágue até que a água saia sem tinta e deixe secar a sombra.

E pronto! Sua peça está com uma cor nova! 

As meninas da Oficina do Estilo dão dica de outro Método de Tingimento:

Método frio: O método frio utiliza tinta para tecido Acrilex diluída em água. Coloque um pouquinho de água e de tinta em um balde e vá eliminando todos os gominhos de tinta. Coloque mais tinta e mais água até ficar do tom que você quer. Depois, mergulhe o tecido dentro do líquido e deixe por alguns minutos, para que a fibra possa absorver bem a tinta. Passados os minutos, pendure o tecido no varal pelas extremidades e espere secar. Lembre de pendurar pelo avesso, para não marcar nada. A tinta Acrilex também possibilita a mistura de cores, então, pode criar seus próprios tons!

Tubos de Corantes Guarany e Tupy
As tintas Guarany e Acrilex são vendidas em armarinhos, casa de artesanatos e até papelarias, ou seja, nada muito difícil de achar! E os fixadores vendem em tubos semelhantes às tintas!

Outra dica: prefiram usar uma panela velha, pois a tinta pode colorir algumas partes dela também! 

O que acham de tingir roupa em casa? Já tentaram alguma vez ou vão tentar?

 

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Moda Recife 2010

Vista Paço Alfândega
O Moda Recife chega à sua 3ª edição com o objetivo de mostrar que Pernambuco consegue exportar estilo e design. 

Este ano com o Mote "Inclusão", o evento será completamente aberto ao público, sem restrições. Quem quiser conferir é só aparecer por lá e curtir tudo que o evento tem para oferecer!  

A programação contará com um roteiro cultural alternativo de palestras e reflexões (Adoro isso!), Buscando um novo formato de produzir e mostrar moda, ao invés de pensar só no conceito roupas.

Na passarela estarão marcas como Manoel Ozi, Club Noir, Clash, Rush Praia, Corpo Seguro, Handara, Sá Maria, Tribos, Macarius, Anunciada, Esplanada e Grendha - Esposende. 

Segundo o Portal Leia Moda, para este ano o empresário Ricardo Coller, da Casa de Produção, promete para o Moda Recife uma programação recheada de celebridades!

Chiara Gadaleta
 O evento contará com a participação da Chiara Gadaleta, apresentadora do programa Tamanho Único (GNT) no dia 25 de novembro em uma palestra sobre moda sustentável. 

Marília Carneiro
Para o segundo dia um Talkshow com a consultora de estilo da Rede Globo, Marília Carneiro, figurinista da novela Ti-ti-ti. 

Isabela Fiorentino
E nas passarela a presenção da Isabela Fiorentino, apresentadora do programa Esquadrão da Moda (SBT), que desfilará pela Handara. 

Kaio Assunção
A coordenação de Moda estará sob o comando de Kaio Assunção, styling da Vogue Brasil.

Quando? dias 25 e 26 de novembro de 2010, das 17h às 20h.
Onde? Na Rua da Alfândega (em frente ao Shopping Paço Alfândega).

Mais Informações no Portal Leia Moda. (fonte) 
Imagens: Google.