sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Inauguração da Modateca Marcílio Campos

É com muito prazer que, juntamente com todo o Curso de Design de Moda da Faculdade Boa Viagem, convido vocês para a inauguração da Modateca Marcílio Campos que acontecerá hoje, dia 05/11/10, no Campus II da FBV.

Convite
Modateca é uma biblioteca de moda composta por peças de roupa e artigos de moda e faz parte da estrutura acadêmica das instituições de ensino de moda e funciona como mais um laboratório para que os alunos possam fazer pesquisas e ter ao alcance o que é estudado em disciplinas como História da Moda.

O projeto de montar uma modateca na FBV teve origem quando Flávia Zimmerle, então coordenadora do curso de Design de Moda, foi procurada por Silvio Nogueira, cabeleleiro amigo de Marcílio Campos*, pois ele possuía além um acervo de croquis e peças idealizadas pelo estilista,  ele contava com o contato de senhoras que ainda tinham as peças da época e poderiam doá-las ao acervo da faculdade.

Então, começou o processo burocrático de coleta e registro das doações, catalogação do material e idealização do espaço, para ser a primeira (e até então única) modateca com um acervo imenso de um mesmo artista no país, pois as outras possuem acervo de estilistas diversificados.

A idéia é que a Modateca Marcílio Campos seja um ambiente de estudo e fonte de pesquisa, ou seja, as visitas poderão ser agendadas e guiadas por professores da área existindo sempre cuidado maior para a conservação das peças, conservação também, da História da Moda Pernambucana.
Para a coordenadora do curso de Design de Moda da FBV, Isis Chidid, a modateca é mais que um acervo de roupas, é também, História e Cultura;

"Acho super importante (a existência da Modateca), primeiro porque é um acervo que está contando uma história, uma questão cultural, histórica que está ali. Então escutar a professora de História dizendo "Na década de 60 a roupa era assim" e você olhar a roupa como ela era mesmo” 

De fato, é muito importante e estimulante ter um acervo tão valioso alí pertinho! Pronto para ser admirado e estudado!

A programação do evento contará com um coquetel de abertura oficial, às 19h, onde os convidados poderão interagir e conhecer o espaço; em seguida haverá um desfile das roupas idealizadas pelos alunos da instituição para a FENEART 2010, às 19h30, que teve com mote quadrilha, e exposição da produção de moda realizada pelos professores e alunos em forma de editorial. Por fim, às 20h, haverá uma palestra com a Professora Maria Celeste Sanches - Especialista em Moda  e Mestre em Desenho Industrial com título da dissertação: Diretrizes Metodológicas para o Desenvolvimento de Produtos de Moda no Âmbito Acadêmico.

Todos convidados!
Quando? Sexta, 05/11/10 .
Onde? Campus II da FBV - Rua da Alfandega, 35 - Recife Antigo, às 19h.
Mais informações: 3087-4444.

* Sobre Marcílio Campos
Ele começou sua carreira como desenhista e costureiro para clientes de lojas de tecido do Recife. Em 1959 estagiou na Maison Dior, em Paris, e ganhou o prêmio Agulha de Ouro na categoria Revelação. Ao retornar para Recife montou seu próprio atelier onde foram produzidas elegantes peças de estilo clássico que logo passaram a fazer sucesso, Marcílio vestiu e encantou não só senhoras do Recife nas décadas seguintes, mas também as ex-primeiras damas do Brasil, Marly Sarney, e dos Estados Unidos, Nancy Reagan.

Um comentário: