Ao pensar em uma Moda consciente e sustentável muitas vezes lembramos dos hippies ou de artesanatos, mas na verdade não é bem assim, a Moda Sustentável vem atendendo às tendências do mercado consumidor, é pensada e executada por meio do design e da tecnologia, aliada a uma moda ética, preocupada com o consumo consciente, comércio justo, reciclagem e desenvolvimento sustentável.
Muitos fabricantes de roupas estão buscando se diferenciar, por meio, do uso materiais ecológicos e maneiras sustentáveis de produzi-los, bem como a estrutura das lojas, isso acontece porque o público está mais exigente quanto à procedência dos produtos, sua durabilidade e versatilidade.
Desfile Simone Nunes |
As peças geralmente são feitas de materiais reciclados, tecidos orgânicos, couros alternativos e novas fibras naturais.
Plantação de Algodão |
As fibras naturais de origem vegetal são cultivadas sem o uso de agrotóxicos e pesticidas, são matérias-primas renováveis e costumam ser mais agradáveis ao toque e absorvem melhor a umidade do corpo. O cultivo de algodão pelo sistema convencional consome um quarto do inseticida produzido no mundo (absurdo, hein?). Na versão orgânica, alguns agricultores usam água reciclada nas plantações para diminuir ainda mais o impacto ambiental.
Há também o algodão que já nasce colorido, nos tons marrom, vermelho e verde uma alternativa aos estragos causados pelo tingimento químico, foi desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) há seis anos através do melhoramento genético da planta, a nova espécie (que só cresce na Paraíba) é produzida por cooperativas que valorizam a agricultura familiar e o artesanato local.
As roupas também são produzidas com material reciclável, no Brasil as garrafas PET são transformadas em tecido, já o pneu torna-se solado de sapato. Nas bijuterias o campo é mais amplo, usam-se fios reaproveitados, madeira de reflorestamento, tecidos rústicos, sementes, etc.
Em Paris, há uma semana de moda exclusiva para marcas adeptas do comércio ético (todas as etapas de confecção priorizam a redução do impacto ambiental, promovem a atividade de artesãos e pequenas comunidades e valorizam os funcionários). Na semana de moda de Londres, há o Esthetica, um espaço só para marcas ecológicas.
Grupo Esthetica |
No Brasil, pequenas marcas como a carioca Amazon Life, que vende bolsas e sapatos feitos de couro vegetal, ou seja, um couro criado com o látex extraído de seringueiras por cooperativas no Acre. Outro exemplo é a marca Goóc, que usa a borracha reciclada de pneus no solado dos seus calçados. No uso do algodão orgânico estão as marcas cariocas Redley e Cantão, que já desfilaram na semana de moda do Rio roupas com o selo orgânico.
Para ler mais sobre o assunto na Vida Simples : aqui e no blog da Chiara Gadaleta Ser Sustentável com Estilo.
Esse post veio só para pensarmos mais um pouco neste assunto que rende muitas reflexões e discussões, o que vocês acham de levantá-las aqui? Vamos abordá-lo mais vezes?!
couro vegetal, maravilha, ein?! Moda Sustentavel tá na moda!!
ResponderExcluir:*
Parabéns pelo post!
ResponderExcluirTá na moda... mas espero muito que mais que isso...que vire estilo de vida para todos!
Nosso trabalho é principalmente conscientizar que cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos.
O maior impacto ambiental que a moda provoca ainda está no uso. No lavar e passar...e sobretudo do consumo desenfreado ...provocado por uma "necessidade" de comprar mais e mais e mais.
É bom que cada um de nós possa assumir a nossa responsabilidade de cuidar...e isso não é uma questão para o futuro..é pra hj!!!
É para ontem! hehehe... Mas é verdade, se cada um tomar consciência disso e fizer sua parte, pouco a pouco isso mudará, só não podemos demorar demais para começar! :)
ResponderExcluir