terça-feira, 9 de novembro de 2010

Moda Sustentável

Ao pensar em uma Moda consciente e sustentável muitas vezes lembramos dos hippies ou de artesanatos, mas na verdade não é bem assim, a Moda Sustentável vem atendendo às tendências do mercado consumidor, é pensada e executada por meio do design e da tecnologia, aliada a uma moda ética, preocupada com o consumo consciente, comércio justo, reciclagem e desenvolvimento sustentável.

Desfile Simone Nunes
Muitos fabricantes de roupas estão buscando se diferenciar, por meio, do uso materiais ecológicos e maneiras sustentáveis de produzi-los, bem como a estrutura das lojas, isso acontece porque o público está mais exigente quanto à procedência dos produtos, sua durabilidade e versatilidade.

As peças geralmente são feitas de materiais reciclados, tecidos orgânicos, couros alternativos e novas fibras naturais.
Plantação de Algodão
As fibras naturais de origem vegetal são cultivadas sem o uso de agrotóxicos e pesticidas, são matérias-primas renováveis e costumam ser mais agradáveis ao toque e absorvem melhor a umidade do corpo. O cultivo de algodão pelo sistema convencional consome um quarto do inseticida produzido no mundo (absurdo, hein?). Na versão orgânica, alguns agricultores usam água reciclada nas plantações para diminuir ainda mais o impacto ambiental.

Há também o algodão que já nasce colorido, nos tons marrom, vermelho e verde uma alternativa aos estragos causados pelo tingimento químico, foi desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) há seis anos através do melhoramento genético da planta, a nova espécie (que só cresce na Paraíba) é produzida por cooperativas que valorizam a agricultura familiar e o artesanato local.

As roupas também são produzidas com material reciclável, no Brasil as garrafas PET são transformadas em tecido, já o pneu torna-se solado de sapato. Nas bijuterias o campo é mais amplo,  usam-se fios reaproveitados, madeira de reflorestamento, tecidos rústicos, sementes, etc.

Grupo Esthetica
Em Paris, há uma semana  de moda exclusiva para marcas adeptas do comércio ético (todas as etapas de confecção priorizam a redução do impacto ambiental, promovem a atividade de artesãos e pequenas comunidades e valorizam os funcionários). Na semana de moda de Londres, há o Esthetica, um espaço só para marcas ecológicas.

No Brasil, pequenas marcas como a carioca Amazon Life, que vende bolsas e sapatos feitos de couro vegetal, ou seja, um couro criado com o látex extraído de seringueiras por cooperativas no Acre. Outro exemplo é a marca Goóc, que usa a borracha reciclada de pneus no solado dos seus calçados. No uso do algodão orgânico estão as marcas cariocas Redley e Cantão, que já desfilaram na semana de moda do Rio roupas com o selo orgânico.

Para ler mais sobre o assunto na Vida Simples : aqui e no blog da Chiara Gadaleta Ser Sustentável com Estilo.

Esse post veio só para pensarmos mais um pouco neste assunto que rende muitas reflexões e discussões, o que vocês acham de levantá-las aqui? Vamos abordá-lo mais vezes?!

3 comentários:

  1. couro vegetal, maravilha, ein?! Moda Sustentavel tá na moda!!

    :*

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo post!
    Tá na moda... mas espero muito que mais que isso...que vire estilo de vida para todos!
    Nosso trabalho é principalmente conscientizar que cuidar do planeta é cuidar de nós mesmos.
    O maior impacto ambiental que a moda provoca ainda está no uso. No lavar e passar...e sobretudo do consumo desenfreado ...provocado por uma "necessidade" de comprar mais e mais e mais.
    É bom que cada um de nós possa assumir a nossa responsabilidade de cuidar...e isso não é uma questão para o futuro..é pra hj!!!

    ResponderExcluir
  3. É para ontem! hehehe... Mas é verdade, se cada um tomar consciência disso e fizer sua parte, pouco a pouco isso mudará, só não podemos demorar demais para começar! :)

    ResponderExcluir