quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SPFW, o começo...

Com o São Paulo Fashion Week chegando, que tal conhecermos como tudo começou?


Vamos para 1993 e a idealização do Phytoervas Fashion por Paulo Borges e Cristiana Arcangeli (Phytoervas), um evento que buscava mostrar um pouco da moda brasileira, feita pelos jovens estilistas.

Nomes como, Gloria Coelho, Reinaldo Lourenço, Walter Rodrigues, Alexandre Herchcovitch e Ronaldo Fraga, formavam o line-up que caminhava rumo à independência da moda brasileira em relação às tendências mundiais, criando uma linguagem plural para essa moda que ressalta a diversidade cultural do país em uma época, na qual as revistas brasileiras criavam seus editoriais de moda copiados inspirados nas internacionais.

Eis que em 1996, o evento, contando com quatro desfiles por dia com público de 300 pessoas, passou a se chamar Morumbi Fashion, buscando um formato que se aproximasse das semanas de moda internacionais.
Época da consagração de grandes estilistas como Ricardo Almeida, Ronaldo Fraga e Reinaldo Lourenço e a visibilidade de grandes modelos como Gisele Bündchen e Isabeli Fontana.

Foi apenas em 2001 que o evento passou a se chamar São Paulo Fashion Week (SPFW) e ter o formato que conhecemos hoje, sendo reconhecida no fashion business internacional e chegando ao patamar de maior e mais importante evento de moda da América Latina, estando entre as principais semanas de moda do mundo ao lado de Paris, Milão, Nova Iorque e Londres.

Atualmente apresentando duas edições anuais: em janeiro quando desfilam as coleções de inverno e a outra em julho, quando desfilam as coleções de verão, o evento contribui para a profissionalização em todas as instâncias da moda, inserindo-a no desenvolvimento econômico-industrial e cultural do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário