segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Moda?!?

Já parou para perguntar-se o que é moda?

   Filme "O Diabo Veste Prada"        Desfile Chanel       Sapatos Louboutin


Seria apenas aquela roupa "tem-que-ter" ou os desfiles nas passarelas do mundo, ou ainda, aquele sapato incrível com solado vermelho? Não. Acredito que tudo isso faz parte da moda, mas não é sua essência. Para mim, moda, envolve também, escolhas e comportamento formando o estilo e a identidade visual de cada um.

A palavra "moda" tem origem no latim, modus, que significa “maneira”, “modo individual de fazer” e factio “fazendo” ou “fabricando” Daí, originaram as palavras francesas mode “moda” e  façon “modo”, que são as referências para fashion e moda como conhecemos hoje. Então, moda seria a maneira pessoal de fazer, de criar, de usar...

Percebo com isso que a moda é uma relevante área de produção, expressão e linguagem em que não se limita apenas ao tempo, tendências e hierarquia social. Mas também, transmite informações socioculturais e cada vez mais o fortalecimento das expressões pessoais, já que ilustramos nossas escolhas ao escolher determinada forma de vestir, mesmo que intuitivamente.

É claro que por traz do que há nas araras das lojas existe a "indústria da moda", com a criação de  peças e tendências, como chegará às lojas e como será explorada pela publicidade e pela imprensa da área. Essa indústria pode guiar escolhas, limitar ou até ser libertadora, depende de como a vemos e escolhemos lidar (ou não) com ela.

Gosto de pensar que somos também responsáveis e ativos na moda em cada escolha que fazemos e a razão pela qual fazemos, já que é a "maneira individual de fazer"! Podemos torná-las um pouco mais conscientes e quem sabe assim ainda mais prazerosas e transmitindo uma mensagem mais efetiva sobre quem somos e como lidamos com a vida e a moda!
 
E para você, o que é moda?!
Vídeo do Zine Cultural sobre O que é moda? aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário