quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Por que nos vestimos?







Adão e Eva, de LucasCranach ,  Adorno Egípcio,  Twiggy                 
Antes de a moda ter o caráter de linguagem, termômetro social, afirmação pessoal, etc, que se tem hoje, pensava-se em vestir apenas como forma de proteção (contra chuva, frio, insetos, ...), adorno ( imitar a natureza,  se igualar e diferenciar dos demais grupos) e também por pudor (vergonha do corpo nu).

Sobre a origem das razões do "cobrir-se" existem dois caminhos, a antropologia teológica e a antropologia cultural.

Na Antropologia Teológica o homem e a mulher (oi Adão e Eva!) deram início ao pecado, com isso surgir a necessidade de cobrir-se para esconder a nudez. Percebemos aqui mais pudor que proteção física!
Já na Antropologia Cultural, a necessidade de enfeitar-se e proteger-se fizeram com que as pessoas criassem as vestimentas.

Hoje, ao cobrirmos o corpo não estamos apenas nos protegendo do frio, nos adornando e escondendo a nudez, estamos principalmente comunicando quem somos, transmitindo mensagens através das escolhas que fazemos ao vestir, assim como para onde ir, o que comer. Com isso, inventamos maneiras de expressar, buscamos pertecer a um grupo, mas também buscamos nos diferenciar, mostrarmos nossa identidade, nosso estilo.

Há algo em nos sentirmos confiantes, belos, aceitos e únicos.

E você, por que se veste?

Um comentário:

  1. devo admitir: me visto hoje em dia de uma forma que me faça interagir com o atual meio social em que tenho a convivencia maior ... antigamente vestia como queria sem pensar na repercussão, mas hoje penso aonde vou , ou penso com quem posso me encontrar e como a minha imagem pode tirar certas conclusões sobre quem eu sou .

    ResponderExcluir