quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Vintage X Retrô

Você sabe diferenciar o Vintage do Retrô?

Camomille.pl
Muitas pessoas não (e ninguém é obrigado a saber! hehe). Eu era uma delas, me perguntava qual a diferença se é que haveria alguma, pois todos pareciam usar para o mesmo fim. Então, resolvi pesquisar e percebi que é muito fácil confundir já que são próximos, mas há uma leve diferença.

Essa semana me perguntaram o que seria Vintage, então, resolvi dividir com vocês o sentido de cada termo!

Vintage
Usamos Vintage para demominar as peças com mais de 20 anos de idade (sim, a idade é diferenciador aqui!) que é usada ainda hoje em perfeito estado. A original da época. Aquela peça de brechó, da avó, da mãe, da tia, da prima, da família inteira, que foram clássicos do período.

Li que o termo Vintage poderia ser um "afrancesado" de vingt (vinte) + âge (idade), já que as peças precisam ter uma idade mínima de 20 anos. Como também (tem no vídeo!) , é uma palavra que usada para classificar uma boa safra de vinhos, no caso da moda, seriam as grandes criações das décadas anteriores. 
 
Retrô
 Já Retrô viria do latim retro que tem como significado atrás, detrás, para trás. Ou seja, as peças retrôs são aquelas feitas nos dias de hoje com inspiração nas décadas anteriores. Uma releitura da época. São as peças novas com ar antiguinho, é o vestido da vitrina com modelagem de um vestido dos anos 40, 50, 60...

Para complementar vídeo com a explicação feita pela Chiara em matéria para o GNT aqui.
Mais um vídeo, também do GNT, esse com dicas da Julia Petit sobre como usar o retrô de forma atual, aqui.

2 comentários:

  1. Eu não fazia a menor idéia desta diferença!
    Adorei.
    Dá para usar a moda retrô no dia-a-dia sem parecer cafona??

    ResponderExcluir
  2. Dá sim, Thais! O segredo está no equilibrio entre o Retrô + Peças atuais + Seu Estilo! Quem sabe isso renda um post no futuro! :)

    ResponderExcluir