quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Dica de Quinta: Tingindo em Casa

A Dica de Quinta desta semana é para quem quer tingir de roupas em casa mesmo, mas não sabe por onde começar! Tive essa idéia inspirada na disciplina que curso às quintas, Padronagem e Estampa na  FBV.

Período 4, Turma B
Tingir é uma alternativa barata de diversificar e brincar com as peças que estão sem uso, e é ainda, uma forma de driblar as limitações do guarda-roupa com criatividade como já falamos aqui.
 
Primeiro passo é curtir o momento e se divertir! Não dá para ter certeza absoluta da cor que a peça ficará porque alguns fatores são determinantes como tipo do tecido, cor e a tinta usada. 

É muito importante saber qual tecido será tingindo (na dúvida de qual tecido é sua peça cheque a etiqueta como ensinado aqui), pois isso influenciará no tipo de tinta a ser usada. Os melhores tecidos para tingir são os 100% algodão, já os tecidos mistos podem reagir bem ou não ao tingimento (momento surpresa!), com os tecidos sintéticos o risco é muito grande, as chances de dar errado são maiores!

Quanto à cor do tecido, o branco e os tons mais claros conseguem alcançar com maior facilidade a cor do corante. E quanto mais escura a cor do corante escolhido, mais chances de sucesso no tingimento. Resumindo, blusa de algodão branca com corante preto é mais garantido de dar certo!
 
Para tingir os coloridos, a cor escolhida deverá ser mais escura que a original, mas lembre-se o resultado será a soma da cor do tecido com a do corante! 

Se seu desejo é transformar um estampado em liso, desista! Pois só receberá o corante a parte do tecido que não tem estampa, já que no método de aplicação da estampa ele "impermeabilizou" o tecido. As linhas das costuras são muito difíceis de tingir, pois a maioria é feita de poliéster.

Antes de começar o tingimento mesmo, é importante lavar bem o tecido, retirar botões, fivelas ou qualquer outro acessório preso à  roupa. Não deixe de ler atentamente as instruções da embalagem, pois cada fabricante tem uma proporção de água e tempo de fervura diferente.

Testando em casa
Primeiro ferva bem a água e dilua o corante (normalmente Guarany, mas pode ser outro) mexendo com um bastão (atenção à proporção tanto de água quanto de corante); quando o corante estiver completamente diluído coloque a peça na panela até que fique submersa com folga de água, deixe na fervura até o tempo indicado pelo fabricante; então, acrescente o fixador a água. Por fim, enxágue até que a água saia sem tinta e deixe secar a sombra.

E pronto! Sua peça está com uma cor nova! 

As meninas da Oficina do Estilo dão dica de outro Método de Tingimento:

Método frio: O método frio utiliza tinta para tecido Acrilex diluída em água. Coloque um pouquinho de água e de tinta em um balde e vá eliminando todos os gominhos de tinta. Coloque mais tinta e mais água até ficar do tom que você quer. Depois, mergulhe o tecido dentro do líquido e deixe por alguns minutos, para que a fibra possa absorver bem a tinta. Passados os minutos, pendure o tecido no varal pelas extremidades e espere secar. Lembre de pendurar pelo avesso, para não marcar nada. A tinta Acrilex também possibilita a mistura de cores, então, pode criar seus próprios tons!

Tubos de Corantes Guarany e Tupy
As tintas Guarany e Acrilex são vendidas em armarinhos, casa de artesanatos e até papelarias, ou seja, nada muito difícil de achar! E os fixadores vendem em tubos semelhantes às tintas!

Outra dica: prefiram usar uma panela velha, pois a tinta pode colorir algumas partes dela também! 

O que acham de tingir roupa em casa? Já tentaram alguma vez ou vão tentar?

 

4 comentários:

  1. Eu ganhei uma camisa tingida em casa, foi até você quem fez , poderia até colocar a foto dela aqui no blog ! ficou muito legal ;P ! pretendo tentar outras pinturas ctg!

    ResponderExcluir
  2. Como a técnica é um pouco diferente, será assunto para um outro post e com certeza terá a imagem dela! ;)

    ResponderExcluir
  3. vou no domingo Tarlis!!!
    segunda to na labuta estudando!! hehhehehehe
    e vc??
    bjoooo

    ResponderExcluir