quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Para entender: Reciclagem X Reutilização

Você sabe mesmo qual a diferença entre Reciclagem e Reutilização?



Reciclagem é o reaproveitamento da matéria-prima (ou parte dela) que volta ao seu estado original, gerando assim, matéria-prima semelhante para novos produtos com forma e características semelhantes ao original.

Esse processo minimiza a utilização de fontes naturais que muitas vezes não são renováveis, já que gera novamente matéria-prima. As mais recicladas são papel, plástico, aço, alumínio, vidro, papelão e metal.

Já a reutilização é uma utilizar novamente uma matéria-prima, porém, não possuirá todas as características da original (aqui é a grande diferença), pois, com as novas características, criará um novo material ou produto.

Deu para entender? Vou exemplificar para ajudar:

Um exemplo de reciclagem na moda é o chamado jeans sustentável, como o usado na coleção desenhada por Carlos Miele para a M.Officer, que em parceria com a Santista e a Rhodia-ster, lançaram o Projeto Alya ECO, a primeira coleção exclusiva de jeans produzido com a fibra Alya ECO, feita 100% de PET, com fibra de algodão também reciclado. O que faz desse jeans uma peça reciclada? O fato de o PET voltar para o processo industrial, tornando-se novamente matéria-prima, passando a ser fibra e fiado, para então, se misturar com o algodão que também sofreu um processo semelhante. 



E exemplo de reutilização, é o uso de lonas plásticas, sejam de publicidade ou de caminhão, para a criação de objetos de moda, como bolsas. O que faz com que esse processo seja reutilização? O reuso da matéria-prima, a lona, que é transformada em matéria para um novo objeto, a bolsa que nem parece aquela lona que um dia foi de caminhão ou publicidade. No Colóquio de Moda, as bolsas do evento eram feitas de lonas de publicidade.

Bolsa entregue no VI Colóquio de Moda

E agora, ficou mais clara a diferença entre os dois processos?

Imagem (1 e 2): Google Imagens

3 comentários:

  1. Oi, Tarlis, tudo bem?
    Achei seu blog por acaso no ggogle e adorei seus posts.
    Sou de Candeias, Jaboatão e gostaria de te pedir um favorzinho...
    Tenho muita vontade de fazer a faculdade de Moda e vi que vc faz na Boa Viagem.
    Vc poderia me dar mais detalhes do curso? Quanto tempo? Preço? Áreas de atuação... Enfim, se puder me ajudar com estas informações, te agradeço. Meu email: milizamoura@gmail.com. Bjs! Sucesso pra vc! Miliza

    ResponderExcluir
  2. Esse link ( http://www.fbv.br/novo/graduacaoCurso.php?curso=NQ== )explica todos os detalhes do curso, tá Mily? Mesmo assim te enviei o e-mail com mais detalhes! :)

    ResponderExcluir