sexta-feira, 25 de março de 2011

Para lembrar: Sustentabilidade!

Hoje tenho prova da disciplina Design Sustentável, então, vamos relembrar o que já foi falado sobre isso aqui?!



Moda Sustentável - Ao pensar em uma Moda consciente e sustentável muitas vezes lembramos-nos dos hippies ou de artesanatos, mas na verdade não é bem assim, a Moda Sustentável vem atendendo às tendências do mercado consumidor, é pensada e executada por meio do design e da tecnologia, aliada a uma moda ética, preocupada com o consumo consciente, comércio justo, reciclagem e desenvolvimento sustentável.

Confira o post completo, aqui.


Acessórios Maria Ribeiro -  Preocupada e fiel aos princípios eco-sociais, a Maria, começou a pensar em como as peças poderiam ser pautadas nesses valores, desde o reaproveitamento de materiais, como tornar versátil o uso dos produtos. Aliando a isso, pensou em uma embalagem que pudesse ser reaproveitada pelo consumidor, bem como, os cartões de visitas são feitos de papel reciclado e distribuídos apenas para quem tem interesse! Ela é um  ótimo exemplo de  pessoas que se preocupam e fazem uma moda sustentável!

Confira o post completo, aqui.


Palestra Chiara Gadaleta no Moda Recife -  Chiara Gadaleta (do programa Tamanho Único do Gnt), a frente do movimento Ser Sustentável com Estilo, deu início a sua palestra "Moda na Nova Era" uma conversa sobre os caminhos que a moda está seguindo e moda sustentável, assunto super necessário! Precisamos pensar e conversar sobre isso cada vez mais! :)

Confira o post completo com vídeo, aqui.


Loja Verde! - Continuando a conversa sobre moda sustentável, na qual já situamos sobre o que é,  exemplificamos quem faz (oi Maria Ribeiro!), quem leva conhecimento (oi Chiara Gadaleta) sobre isso e agora, mostramos que  quem pensa nisso não apenas na produção, mas também  no espaço de venda!
Stella McCartney, estilista que sempre militou contra o uso de pele e maltrato a animais, é filha de ativistas ecológicos, ninguém mais, ninguém menos que Paul McCartney e Linda McCartney.
Confira o post completo, aqui.


Para entender: Reciclagem X Reutilização - Reciclagem é o reaproveitamento da matéria-prima (ou parte dela) que volta ao seu estado original, gerando assim, matéria-prima semelhante para novos produtos com forma e características semelhantes ao original. Já a reutilização é uma utilizar novamente uma matéria-prima, porém, não possuirá todas as características da original (aqui é a grande diferença), pois, com as novas características, criará um novo material ou produto. 
 
Confira o post completo, aqui.
 
 

Imagem: Google Imagens

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dica de Quinta: Arrumando o guarda-roupa com Anna Dello Russo

Anna Dello Russo, Diretora de Moda e Consultora Criativa da Vogue Japão, em seu blog, deu dicas para manter o closet organizado principalmente na troca de estação! 

Que tal aproveitarmos para arrumar nossos closets, guarda-roupas, cômodas, etc...?!


Dicas da Anna;

. Retire do armário tudo o que não é importante ou de baixa qualidade, porque lixo gera lixo;

. Como ensina o Feng-Shui, a cada nova estação, eleja um quarto vazio para revitalizar seu guarda-roupa;

. A roupa é um conjunto? Conserve-as unidas!

. Prefira cabides antiderrapantes de amianto, os velhos e escorregadios de madeira ocupam muito espaço;

. Organize seu guarda-roupa por itens: casacos com casacos, vestidos com vestidos, calças com calças, saias com saias. Assim você evita comprar a mesma coisa duas vezes;

. Na dúvida se um vestido é para guardar ou descartar, se pergunte: futuras gerações vão querer olhar para isso?

. Deixe os sapatos longe das roupas, em caixas identificadas com polaróides. Cheiro de couro não combina com cheiro de tecido;

. Guarde suas meias-calças em seus respectivos pacotes, não tem nada pior do que vestir uma desfiada;

. Não esmague uma roupa na outra, assim como, as flores no jardim, elas precisam de espaço;

. Não use produtos químicos anti-traça, você não querer sair fedendo a naftalina!


Ficaram com vontade de organizar suas roupas?! Eu fiquei! 

A Anna já apareceu por aqui com seus 10 Mandamentos da Moda, lembram? 

Imagem: Getty Images
Fonte: Chic 

quinta-feira, 17 de março de 2011

It Bazar + Brechó

It Bazar + Brechó na Chá com Chita:



Sábado na Chá com Chita, acontecerá o It Bazar, no qual estão presentes as marcas  Hype, Muy Guapa, Honey Pie e Quarto Secreto. Somado a isso, haverá um brechó, com peças especialmente selecionadas!

Lá vocês também poderão conferir as novidades da loja! Ah, é bom lembrar que até o fim do mês, a Chá com Chita estará hospedando as peças da artista Jéssica Martins.

Não percam!!!

Quando? Sábado, dia 19/03, às 11h.
Onde? Chá com Chita - Av. Dezessete de Agosto, 2133, Casa Forte.

terça-feira, 15 de março de 2011

GT's VII Colóquio de Moda



No aquecimento para o VII Colóquio de Moda , trago novas informações!

Já foram definidos os  GT's (grupos de trabalho) do evento, confira abaixo, para saber a bibliografia de cada um, acesse o blog do VII Colóquio de Moda, no qual já está disponível o edital do evento.

Confiram os GT's:

GT 01 -  CIDADE, PERIFERIA E A CULTURA DA MODA

         O GT, em sua abrangência busca acentuar estratégias transversas e culturas alternativas, mobilizando a dinâmica identidade/diferença na procura de novos caminhos para a comunicação, de abordagens que articulem a cultura urbana, o corpo e a moda. Procura-se atribuir aos atores comunitários uma intervenção em que o cultivo de um estilo de vida e criatividade funcione como mola propulsora de formação de consciência, produção de solidariedade e ação comunitária em direção à diversidade cultural e ao crescimento econômico. A valorização dos processos de economia criativa estarão no cerne da questão. Contempla-se, portanto, a moda e o design em suas contribuições midiáticas para a produção do sentido.

Coordenação:
Profa. Dra. Nizia Villaça – Pós-doutorado em Antropologia Cultural – Paris V – Sorbonne; Professora Titular da Escola de Comunicação/UFRJ. Pesquisadora do CNPq e da FAPERJ; coordenadora do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais.

Profa. Dra. Maria Regina Machado Soares – Professora da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida, onde coordena a área de design; Mestre e Doutora em comunicação e cultura pela ECO/UFRJ.


GT 02 -  CONSUMO DE MODA


Este GT propõe a discussão de estudos que reflitam a pesquisa sobre consumo de moda. O objetivo é analisar as relações de consumo de moda quer sejam estas entre pessoas ou entre pessoas e objetos, com ênfase na compreensão das comunidades de consumo, e o estudo de estratégias, sobretudo de marcas, como recursos de construção de significados entre empresas e sociedade. Incluem-se aqui estudos que utilizem metodologias qualitativas e/ou quantitativas com foco tanto no consumidor final (processos intraindividuais, interpessoais e sociais do consumo) bem como, o comportamento do comprador organizacional.


Coordenação:
Profa. Dra. Ana Paula de Miranda. Doutora em Administração de Empresas pela FEA/USP;Professora da Universidade Federal de Pernanbuco /CAA; Diretora de Negócios da Modus – Marketing & Semiótica.

Profa. Dra. Carol Garcia. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Professora do SENAC/SP e Universidade Anhembi Morumbi; Diretora da Modus – Marketing & Semiótica.


GT 03 -  CORPO, MODA, COMUNICAÇÃO

O corpo vestido é o princípio e o fim dos processos de significação do sujeito, e, cada cultura serve-se dos corpos e das vestimentas que adota para a construção de si mesma, o que é decisivo para os processos de construção identitária em relação às demais culturas. Manutenção e mudança de valores, as atuações dos corpos vestidos produzem os regimes de presença do sujeito e da coletividade no social. Esses regimes de presença definem os regimes de visibilidade, de sociabilidade, a partir do “parecer”, a condição do sujeito se fazer ser. A roupa e a moda em suas articulações com o corpo como essas processam a produção semiótica do sentido e a produção comunicativa, par a par, enquanto operações discursivas da enunciação pelas quais o sujeito enuncia a sua aparência com os seus modos de presença no mundo, construindo as marcas de sua identidade. Esses regimes de presença no social e suas recorrências de traços processam as marcas de estilo individual e de grupos.


Coordenação:
Profa. Dra. Ana Claudia Mei Alves de Oliveira. Pós-Doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, EHESS, França. É membro fundador do Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS), no qual atua como co-diretora desde 1994 com Eric Landowski (CNRS/Paris). É Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde coordena pesquisas e ministra cursos no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica, no eixo teórico da Semiótica, na abordagem de textos da Comunicação e das Artes.

Prof. Dr. Marcelo Machado Martins. Doutor e Mestre em Semiótica e Lingüística Geral pela FFLCH-USP. Membro da comissão organizadora do Centro de Pesquisas Sociossemióticas da PUC-SP.


GT 04- DESIGN E PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM MODA

Investiga a inserção do design de produtos, serviços e sistemas de moda nos setores industriais de vestuário, têxtil, acessórios, superfície, dentre outros afins. Reflete sobre a cultura do design, o projeto, a metodologia, estratégias e a gestão do design de moda. Estuda a interpretação, decodificação e transformação dos fatores formais, conceituais, ergonômicos, ambientais, sociais, culturais, econômicos, tecnológicos e mercadológicos em produtos de moda. Pesquisa a transposição das necessidades humanas em funções práticas e estético-simbólicas em produtos de moda. Discute a formação e atuação do profissional designer de moda.


Coordenação:
Profa. Dra.Evelise Anicet Rüthschilling – Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atuando nos cursos de graduação em Artes Visuais e Design, no Mestrado em Design - PGDESIGN-UFRGS. Coordena o Núcleo de Design de Superfície da UFRGS. UFRGS – Núcleo de design de Superfície.


Profa. Dra. Sandra Regina Rech – Doutora e Mestre em Engenharia de Produção. Professora do Departamento de Moda - Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina(UDESC) e Coordenadora Operacional do Doutorado Interinstitucional em Design PUC-Rio - UDESC - UNIVILLE.


GT 05 -  DESIGN DE MODA: TEORIA E CRÍTICA

 Estuda e discute sobre a organização teórica, metodológica e crítica relacionadas ao campo da moda e do design, bem como suas inter-relações que auxiliam a construção deste novo campo interdisciplinar de conhecimento e de seu pensamento científico.  Está aberto a estudos, reflexões e análises que visam uma possível organização sistemática de conhecimentos para contribuir com a consolidação do pensar as relações históricas, políticas e sociais do design de moda.

Coordenação:
Profa. Dra. Kathia Castilho: Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora e pesquisadora do Mestrado em Design atuando na linha de pesquisa Design, Arte e Moda na Universidade Anhembi Morumbi/SP. Dirige o grupo de estudos em Corpo, Moda e Consumo (UAM) e o grupo de Pesquisa Museu da Indumentária e da Moda (UAM/CNPQ). Pesquisadora convidada do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais da ECO-UFRJ.

Profa. Dra. Mônica Moura – Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Bacharel em Artes Visuais e Licenciada em Educação Artística (Arte-Educação) pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. É Professora Assistente Doutora e Pesquisadora em Design no Programa de Pós Graduação e no Departamento em Design da UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.


GT 06 - FOTOGRAFIA E MODA
Busca discutir o caráter da imagem fotográfica na moda, observando sua presença nas revistas, nos catálogos, na publicidade, na galeria, no museu e na internet. Estuda a fotografia na construção de desejos, tramas, cenários e identidades; destacando, também, o papel que exerce na evocação de memórias, para pensar o seu uso e o lugar no imaginário social, assim como no desvelar de práticas sociais contidas na sua produção e na sua perpetuação, em diferentes épocas e visualidades. Permite examinar histórias e narrativas de imagens de moda, considerando os diálogos que estabelece com as artes, o cinema, a literatura e a cultura de massa. Procura conhecer o processo de criação da imagem fotográfica na Moda, bem como as diferentes possibilidades de manipulação, antes e depois da produção.


Coordenação:
Jofre Silva:  PhD em Arte e Design - Fotografia, pelo Central Saint Martins College of Art and Design, Universidade das Artes de Londres (1999). Pós-Graduação em Fotografia, pelo Goldsmiths' College, da Universidade de Londres (1992). Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo, Universidade Federal de Goiás (1987).  Coordenador do Mestrado em Design, da Universidade Anhembi Morumbi.


GT 07 - MODA, ARTE E TECNOLOGIA: TESSITURAS CONTEMPORÂNEAS

Este GT propõe abordar o corpo vestido sob a ótica das artes, do design, da ciência e das tecnologias. Dada a convergência, no âmbito da criação em moda, destas diferentes áreas de conhecimento e suas respectivas linguagens e interfaces reconhecemos a necessidade de propor um exercício de reflexão sobre formas de percepção e de conhecimento que se distanciam das habituais. Este contexto evoca outros estatutos para o corpo que se reconfigura na relação do indivíduo com os artefatos culturais, sejam nas dimensões pessoal e social, de natureza analógica e/ou digital. Novas mediações e novos rituais emergem desta condição contemporânea, na qual as questões abaixo se sobressaem e permeiam os objetivos deste grupo de trabalho:
Além da moda legitimada, quais são as linguagens contemporâneas que vem assumindo o corpo na moda, fora dos grandes sistemas, e suas novas possibilidades? Como a ciência e as tecnologias têm alterado/atualizado o comportamento, a gestualidade e a ontologia do corpo? Como pode se dar a reconfiguração do corpo, por meio de distintas materialidades e formas de comunicação, através do entrelaçamento moda, arte, design, ciência e tecnologia?


Coordenação:
Profa. Dra. Beatriz Ferreira Pires. EACH/USP-Curso Têxtil e Moda. Professora e pesquisadora do Curso de Têxtil e Moda da EACH/USP. Pós-Doutorado (bolsa FAPESP - conclusão 2009) junto ao programa de Mestrado em Moda, Cultura e Arte do CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC/SP. Doutorado (bolsa FAPESP - conclusão 2006) em “Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte” junto à Faculdade de Educação da UNICAMP.

Profa. Dra. Luisa Paraguai. Mestrado em Design, Universidade Anhembi Morumbi.Professora e pesquisadora do Mestrado em Design e dos cursos de Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi.Doutora e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes, UNICAMP. Especialista em Artes e Animação em desenhos e objetos pelo SENAC e em Computação pela USP.

GT 08 -  MODA, CULTURA E HISTORICIDADE

O GT discute trabalhos que tratem de questões relativas ao estudo da história, e historicidade da moda e da cultura das aparências. Serão bem-vindos trabalhos que analisem a história e a historicidade das fontes geradas pelo sistema da moda e seus agentes (croquis, fotografias, editoriais de moda, peças de vestuário, coleções de moda, entre outros), bem como da produção historiográfica sobre moda e cultura das aparências; as interfaces entre arte e moda e design, bem como as relações entre moda, aparência, gênero e identidade numa perspectiva histórica; transformações sócio-culturais e econômicas e suas intersecções com a cultura, comércio, consumo e indústria da moda, e também em relação às transformações e/ou permanências das formas vestimentares.

Coordenação:
Profa. Dra. Maria Claudia Bonadio: Doutora em História pela Unicamp. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Senac na área de Design de Moda. Atualmente é líder do Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade".

Profa. Dra. Maria de Fátima da S. C. G. de Mattos: Doutora em Artes pela ECA/USP e Mestre em História e Cultura pela FHDSS/UNESP. Professora e pesquisadora do Centro Universitário Moura Lacerda (Rib.Preto/SP) na área de Educação, Arte e Cultura. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa do CNPq "Moda, cultura e historicidade"(SENAC).

GT 09 - A MODA NA ARTE E A ARTE NA MODA: DESLOCAMENTOS E INTERFACES
A comparação sempre crescente entre moda e arte, parece dinâmica e contestável possibilitando investigações constantes nos dias atuais. Os limiares e ambigüidades estéticas da indumentária estão presentes na produção de diversos artistas e estilistas que criam vestes que podem ser consideradas verdadeiras obras de arte. A poética contemporânea inaugura um território fluido, fragmentado, envolto em condições híbridas e fugazes de deslocamentos de gêneros e experiências limiares.  Os caminhos e entrecruzamentos da moda e da arte serão aqui pensados em articulação interdisciplinares em seus possíveis diálogos, recuperando essa temática e seus elementos propulsores na perspectiva da reflexão e compreensão sobre a vida cotidiana.
O objetivo deste GT é ser um espaço para a reflexão acerca da condição contemporânea da moda e da arte, dos seus limiares, enquanto discurso que compõe e recompõe identidades em um constante devir, promovendo assim o debate sobre a repercussão desta temática nas mais diversas searas.



Coordenação:
Profa. Dra. Cíntia SanMartin Fernandes. Doutora e Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Doutorado Sanduiche na Universidade de Paris V – Sorbonne; Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (FCS/UERJ).

Profa. Dra. Mari Lucie da Silva Loreto. Doutorado em Literatura Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004); Doutora pela Universidade de Paris IV. Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1993).


GT 10 – MODA, MÍDIA E ESTILOS DE VIDA
O GT pretende tratar das relações que se estabelecem entre os meios de comunicação, considerando suas formas tradicionais e também as novas tecnologias surgidas a partir da revolução tecnológica das últimas décadas. Procura correlacionar a difusão da cultura destes meios com as questões da tecnologia e da globalização e sua influência na construção de estilos de vida e expressão das identidades por meio da moda.


Coordenação:
Profa. Dra. Maria Eduarda Araujo Guimarães. Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) é docente do curso de Design de Moda do Centro Universitário SENAC.

Profa. Dra. Solange Wajnman. Doutora em Sciences Sociales pela Universidade René Descartes, Sorbonne (1994) com pesquisa de Pós Doutorado (2009) na Escola Superior de Teatro e cinema de Lisboa (ESTC). Docente da Universidade Paulista (UNIP) do Mestrado em Comunicação.


GT 11 -  MODA E SUSTENTABILIDADE 

A força da moda no contexto social, cultural e econômico do País, exige a demanda de um profissional com capacidade de decodificar informações capazes de desenvolver projetos que envolvam sistemas de informações visuais, artísticas, culturais e tecnológicas, observadas as características dos seus usuários e de seu contexto sócio-econômico e cultural.
Por sua vez, o desenvolvimento desses produtos e sua produção devem estar ancorados no desenvolvimento econômico, social e gestão ambiental; da concepção, produção, análise do ciclo de vida do produto de moda ao desenvolvimento de produtos sustentáveis ao propor soluções viáveis para alcançar metas de produção e consumo sustentáveis.


Coordenação:
Profa. Dra. Ana Mery Shebe De Carli. Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP; Especialista em Artes Visuais. Professora e Diretora do Centro de Artes e Arquitetura - Campus 8/Cidade das Artes e Coordenadora do Programa Institucional-Campus 8/Cidade das Artes da Universidade de Caxias do Sul(UCS/RS).

Profa. Dra. Suzana Barreto Martins. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-doutora em Design Sustentável pela Universidade Federal do Paraná; Mestre em Ergonomia pela Universidade Nacional Autônoma do México; é Designer Industrial e especialista em Materiais e Processos Têxteis. Professora da Universidade Estadual de Londrina e Professora colaboradora do Mestrado em Design da Universidade Anhembi Morumbi.



GT 12- MODA E TERRITÓRIOS DE EXISTÊNCIA: PROCESSOS DE CRIANÇÃO E SUBJETIVAÇÃO
Este GT pretende abordar a Moda como um dispositivo atrelado à subjetividade, capaz de maquinar territórios estéticos e existenciais. Seu modo de funcionamento desdobra-se em constantes diálogos com vários campos do saber, tais como as artes visuais, a arquitetura, o design, a filosofia, a literatura, a psicanálise, a performance. Neste sentido, nossa intenção é investigar e enfatizar processos de criação híbridos que redimensionem a própria conceituação da moda, expandindo linhas de compreensão e gerando novos conhecimentos e abordagens.

Coordenação:
Prof. Dra. Cristiane Mesquita. Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas (PUC-SP, 2008); professora e pesquisadora do Programa de Mestrado em Design na Universidade Anhembi Morumbi/SP


Prof. Dra. Rosane Preciosa. Doutora em Psicologia pelo Núcleo de Subjetividades Contemporâneas (PUC-SP, 2002); professora do bacharelado interdisciplinar de Artes e Design da UFJF

GT 13- MODELAGEM

Discute o processo de estruturação que permite ao material têxtil bidimensional ser transformado em um objeto tridimensional projetado para vestir o corpo: leva em consideração sua estrutura física, suas possibilidades de movimento e as situações de uso. Investiga as questões estéticas, funcionais e técnicas envolvidas na construção do produto. Estuda métodos e técnicas de modelagem bidimensional – plana manual ou computadorizada – e tridimensional – moulage ou draping. Aborda aspectos de proporção, dimensionamento e vestibilidade para aplicação dos diversos materiais têxteis na configuração do produto. Considera os avanços tecnológicos; os novos aplicativos de construção; a importância da modelagem no processo de criação e de execução; a modelagem como variável estratégica no processo de desenvolvimento do produto de moda.


Coordenação:
Profa. Dra. Marizilda dos Santos Menezes. Doutora em Estruturas Ambientais Urbanas pela FAU/US e Mestre em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos/ USP. É professora titular da UNESP/Bauru(SP) e  Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Design/FAAC/UNESP.

Profa. Dra. Marly de Menezes (FASM/ SP) Doutora e Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP. Professora do Curso de Desenho de Moda da Faculdade Santa Marcelina.

GT 14 - NEGÓCIOS DA MODA
O GT de Negócios da Moda tem o objetivo de estudar, descrever, analisar e debater os processos da área de gestão de negócios da moda, com o objetivo de auxiliar no planejamento, desenvolvimento e competitividade das empresas do setor. Para isso, aborda principalmente as seguintes áreas: Gestão Estratégica de Negócios da Moda. Competitividade nos Negócios da Moda. Marketing de Moda. Marcas de Moda. Varejo de Moda. Comportamento do Consumidor de Moda. Desenvolvimento e Gestão de Arranjos Produtivos de Moda, Administração de Recursos Humanos na Moda e outras áreas correlatas.

Coordenação:
André Ricardo Robic - Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo, Mestre em Administração pela Universidade de São Paulo, Especialista em Comportamento do Consumidor pelo FIT, USA.

Wladmir Perez - Doutor em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, Mestre em Educação, Arte e Historia da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

GT 15 – TÊTIL E MODA

É objetivo deste GT é promover a interdisciplinaridade, a fim de possibilitar discussões que permeiam o universo da moda vinculado aos têxteis em geral: novas aplicações, tecnologias, processos, inovações, percepção sensorial, metodologias de projeto, que possam fomentar avanços em processos produtivos ou novos arranjos estéticos.
São também objetos de estudo as interfaces da moda e do têxtil com outras áreas tais como: biologia, química, engenharias, artes, tecnologias digitais, ciências ambientais, entre outras.

Coordenação:
Prof. Drª Claudia Regina Garcia Vicentini – Professora - EACH/USP

GT 16- TRAJE DE CENA
A proposta do Grupo de Trabalho Traje de Cena é reunir pesquisadores interessados na investigação da produção de trajes no âmbito das artes cênicas em geral, o que envolve teatro, cinema, televisão, circo, dança, ópera e os diversos tipos de performance. Serão aceitos trabalhos de pesquisa experimental e/ou estudos analítico-críticos, empregando referenciais teóricos oriundos de diferentes áreas do conhecimento


Coordenação:
Prof. Dr. Fausto Roberto Poço Viana. Professor Doutor e Livre docente do Departamento de Artes Cênicas da Escola de Comunicações e Artes da USP.

Profa. Dra. Adriana Vaz Ramos. Professora doutora participante do grupo Espaço, Visualidade, Comunicação e Cultura, da PUC São Paulo. Também é professora da SP Escola de Teatro.


GT 17 – VISUAL MERCHANDISING

O presente Grupo de Trabalho contempla os estudos relacionados a tríade: design, merchandising e tecnologia; e sua confluência com as vertentes que permeiam as áreas de negócios e consumo de moda. Porém as abordagens podem ser para as mais variadas esferas de interesses, como por exemplo, análises relacionadas a artes, semiótica, arquitetura, urbanismo, sociologia, história, psicologia e marketing. Apresentar abordagens entre elas e encontrar pontos de discussão interdisciplinar dentro do universo da Moda é o objetivo proposto por este GT. Investigar, compreender e estimular a interação do homem / consumidor com os objetos / produtos para desenvolver espaços que estimulem o consumo, além de promover um diálogo eloquente e direto entre marca e consumidor. Os fatores que culminam na produção da organização do espaço comercial e sua natureza sedutora, o processo de compra, a magia do consumo, os atrativos dos displays e as mensagens subliminares que reúnem diversos campos de pesquisa.
 A apropriação de diversos conceitos e técnicas, formam um aglomerado de informações que devem ser abordadas, estudadas e ampliadas para o setor dos negócios da moda. Além  dos fatores conhecidos existem hoje muitas pesquisas na área, em várias escolas, sobre a influencia do VM tanto na moda como na construção da cidade, o que mostra o interesse multiplicador da área.


Coordenação:
Maria Alice Ximenez: Doutora e mestre pelo Instituto de Artes da Unicamp, professora do curso de Produção Têxtil na FATEC -Americana/SP e no curso de Design de Moda do IED Instituto Europeo di Design SP. 

Dra. Sylvia Demetresco: Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com Pós-Doutorado em Semiótica no Instituto Universitário da França, em Paris. Professora de Visual Merchandising na Ecole Supérieure en Visual Merchandising Design, em Vevey, na Suíça.

GT 18 - VESTIBILIDADE
Aborda assuntos relacionados aos processos de pré-design, design e avaliação pós-design de vestuário e acessórios com valor de moda no que tange, principalmente, o caimento, o conforto e a tecnologia. Estimula reflexões a respeito da seleção de materiais, da forma, da função, dos processos produtivos e das tomadas de decisão no processo de desenvolvimento do produto como, por exemplo, na adequabilidade das matérias primas, nos testes de vestibilidade, de usabilidade e de resistência. Debate questões relacionadas ao processamento, conservação e higienização dos produtos que vestem o corpo e discute aspectos da diversidade corporal, da adequação física e dos padrões comerciais. Discute vantagens e desvantagens da adoção das normas técnicas e padronizações, tanto do ponto de vista do usuário quanto do ponto de vista do designer, considerando as interações com a estética, a segurança e a inovação. 


Coordenação:
Dra. Maria Alice Vasconcelos Rocha. PhD em Design de Moda, University of Kent/UK (2007), professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialização em Estillismo de Moda pelo Senai CETIQT-RJ; especialização em Comunicação de Moda pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Dra. Tereza Angélica Bartolomeu. Doutora e Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina (2002), professora da Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (1989) com ênfase em Vestuário e Têxteis.

segunda-feira, 14 de março de 2011

Homens de Segunda também fazem Mix de Estampas!

Combinação de estampas também pode funcionar para o traje formal de vocês!

The Sartorialist

A dica básica para quem quer misturar as estampas, mas prefere ir com calma sem arriscar demais é "deixe que a menor peça chame mais atenção", veja como:

Gravatas e camisas estampadas podem ficar muito bem juntas, então, a gravata, como menor peça, deverá sobressair!

tons e estampa mais fortes na gravata

atenção para a gravata mesmo com o blazer coral

ótimo exemplo para o dia a dia no trabalho

Agora se a questão for camisa e blazer, o foco vai para a camisa!

ambos listrados, mas cores diferentes

Se o terno/blazer for risca de giz use com camisa ou gravata estampada que vai muito bem, lembrando que as camisas e/ou gravatas deverão chamar mais atenção que o blazer.

opção em cores fortes

ou em cores suaves

mesmas cores, diferentes padrões (estampas)
Mas se quiser arriscar usar camisa, gravata e terno estampados ao mesmo, Chuck Bass está aí para  matar as meninas do coração provar que é possível e dá muito certo...

harmonia nos tons

tons frios

Ah, o mix de estampas pode ser muito bem completado pelos lenços de bolso...

estampas e cores semelhantes

um pouco mais de ousadia nas estampadas

Eu acho charmoso e criativo, e vocês, o que acham?
PS.: Escolhendo as imagens desse post lembrei muito da Thereza Chammas, do blog Fashionismo, porque mais Team Chuck Bass que ela, impossível! E aí, ficou digno, Thereza? Hehehe...